Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Portal Edicase
Publicado em 13 de março de 2024 às 11:25
A pele é um órgão sensível que reflete as mudanças de estação. No verão, época quente e úmida, fica mais oleosa e, com a mudança para o outono, há tendência a um ressecamento. Pessoas com peles sensíveis devem redobrar a atenção nesse período, uma vez que o ressecamento pode levar a descamações e à coceira. E, em alguns casos, lesões e inflamações que devem ser tratadas com acompanhamento médico.
Para evitar esses sintomas, a dermatologista Karine Cade, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, compartilha alguns cuidados a serem tomados no período. Confira:
Em períodos de clima mais seco, a médica recomenda abusar dos cremes hidratantes. “O hidratante é fundamental para evitar o ressecamento da pele e possíveis descamações. A dica é usá-lo duas vezes ao dia, lembrando de escolher um produto que seja adequado ao seu tipo de pele”, afirma.
O óleo corporal, “além de ajudar a hidratar regiões mais secas, como joelhos e cotovelos, se aplicado após o hidratante, pode também potencializar seus efeitos”, explica a Dra. Karine Cade.
A profissional explica que limpar a pele é importante, mas, se a limpeza é feita em excesso, resseca ainda mais a pele, que já estará sensível nesse período. “Caso sua pele seja oleosa, a lavagem excessiva pode causar até o efeito rebote, aumentando a oleosidade. Lavar o rosto duas vezes ao dia é suficiente”, conta.
Nos dias frios, os banhos quentes são uma tentação à parte, mas, se você deseja manter a pele saudável, é importante evitá-los. “É importante lembrar que temperaturas muito altas danificam a barreira cutânea que protege a pele do ressecamento e mesmo de infecções. Assim, recomenda-se optar por banhos frios, ou mornos”, diz a dermatologista.
A Dra. Karine Cade explica que o ar-condicionado é mais um fator de ressecamento da pele. “Em uma estação em que a tendência já é de ressecamento, se for possível evitar, é melhor”, aconselha.
O protetor solar, apesar de ser muito associado ao verão, também deve ser aplicado no outono. “O protetor solar é um item indispensável o ano todo e deve ser utilizado em todas as áreas da pele que ficam expostas ao sol para evitar o fotoenvelhecimento e o câncer de pele”, ressalta a especialista.
E não é só o rosto que precisa de cuidados, os lábios, geralmente esquecidos, também precisam ser preservados. “A pele dos lábios é bastante sensível às mudanças climáticas. Com o ar mais seco, é frequente os lábios ficarem secos e mesmo ardidos. Por isso, também é importante hidratá-los utilizando protetor labial”, finaliza a dermatologista.
Por Vinícius Guida