Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Apenas 10 segundos: Salvador sedia competição de cubo mágico

Disputa nacional está sendo realizada pela primeira vez no Nordeste

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 13 de outubro de 2023 às 15:33

Competição deixou candidatos concentrados
Competição deixou candidatos concentrados Crédito: Paula Fróes/ CORREIO

Pela primeira vez na história, Salvador está sediando o Campeonato Brasileiro de Cubo Mágico. São 148 competidores inscritos para disputar as medalhas em 17 modalidades, são candidatos de diversos estados do Brasil. O evento começou nesta sexta-feira (13) e segue até domingo, das 9h às 20h, no Teatro da Cidade, no Villa Global Education, na Avenida Luís Viana Filho (Paralela), nº 7731.

Na Bahia existe um grupo que reúne cerca de 150 pessoas que montam cubos mágicos e participam de campeonatos realizados em diversas cidades do estado. Segundo o organizador do evento, Rafael Correia, as disputas baianas começaram a ser realizadas a partir de 2016, e são em média seis eventos por ano. Essa é a primeira vez que a disputa nacional é realizada no Nordeste.

“A gente espera que essa atividade esportiva tenha um reconhecimento maior em todo o Brasil. Ficamos felizes em conseguir nos inserir em mais espaços, principalmente na Bahia, e por organizar uma competição nacional. Nosso maior objetivo é difundir a pratica do cubo, uma brincadeira divertida que apesar da competição é um ambiente muito acolhedor”, disse.

A maioria dos competidores tem entre 10 e 20 anos, mas há pessoas mais velhas na disputa, e 30% dos inscritos estão participando pela primeira vez. Cada candidato é acompanhado por um juiz, responsável por entregar o cubo, verificar o cronômetro e conferir se o problema foi resolvido corretamente. O grau de dificuldade alterna de acordo com a modalidade.

A cusbista profissional e youtuber soretopolitana Susane Coelho, 23 anos, começou a competir depois que foi desafiada por um amigo. Ela contou que assistiu cerca de 3h de tutorial para aprender as técnicas e levou uma semana para memorizar as etapas. Em 2020, a jovem criou um canal no YouTube (@susanecoelho) sobre o tema, que se transformou na principal fonte de renda.

“É muito importante que a gente traga esse tipo de evento para o Nordeste, porque tem muitos cubistas que não podem participar de uma competição nacional por falta de recursos, porque é preciso viajar. O cubo mágico desenvolve diversas áreas do ser humano, como concentração e coordenação motora, que podem ajudar em outras áreas, por isso, deve ser estimulado e quanto antes começar, melhor”, afirmou.

Ela levou 20 segundos para montar um dos cubos, mas a média de Susane são 10 segundos por unidade. Quem quiser assistir à competição basta ir até o local do evento. Os organizadores informaram que não é necessário agendamento. Os competidores estão no Teatro da Cidade, no Subsolo 1 do prédio, em um espaço silencioso e repleto de pequenos gênios e pais corujas.

A competição é regulamentada pela World Cube Association (WCA), e os resultados dos participantes serão registrados no ranking mundial. Em Salvador, o evento é organizado pela Associação Brasiliense de Cubo Mágico e pela Cubo Mágico Bahia.