Bahia registra cinco tremores de terra em março, aponta Labsis

Nesta sexta-feira (5), já há um novo registro em Aratuípe, no baixo sul

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 5 de abril de 2024 às 12:22

Jacobina, no Norte da Bahia
Jacobina, no Norte da Bahia Crédito: Divulgação/Prefeitura de Jacobina

De acordo com Boletim Sísmico do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis - UFRN), durante o mês de março, a Bahia registrou cinco abalos sísmicos. Os tremores ocorreram nos municípios de Jacobina e Jaguarari, no norte do estado.

Jaguarari, a cerca de 407 quilômetros de Salvador, é responsável por três dos eventos sismológicos, com magnitudes de 2.1 mR, 1.6 mR e 1.8 mR. Já Jacobina, teve dois abalos, ambos de 1.8 mR. O último deles, aconteceu no dia 28 do mês às 17h24. Não houve informações de pessoas que tenham sentido os tremores. 

Nesta sexta-feira (5), Aratuípe, no baixo sul do estado, registrou um tremor de terra com magnitude preliminar calculada em 1.6 mR. Não houve informações de moradores que tenham sentido ou ouvido o tremor.

Entenda o que significa magnitude de um abalo

A magnitude mede a potência de um terremoto pela energia que ele libera em seu epicentro e é determinada pelas leituras dos sismógrafos. Muitos sismólogos utilizam atualmente o termo "magnitude do momento" para terremotos de média e alta potência. A escala é calculada de maneira diferente da antiga escala Richter, mas os valores são comparáveis.