Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Bares e restaurantes de Salvador reforçam a equipe em até 40% para a alta estação

Empreendedores do segmento estimam um aumento de 70% no faturamento durante o verão

  • M
  • Millena Marques

Publicado em 13 de dezembro de 2023 às 09:00

Eco RV
Eco RV Crédito: Divulgação

Com a estimativa de aumentar as vendas em 70% em comparação ao resto do ano, os bares e restaurantes de Salvador precisaram reforçar as equipes para o período de alta estação. A alta demanda implica na ampliação do quadro de colaboradores, que, em alguns casos, é ampliado em até 40%. É o caso da rede de hamburgueria Bravo Burguer, que possui cinco unidades na capital baiana.

Cada salão da Bravo Burguer tem cerca de nove pessoas no quadro de colaboradores, entre cozinha e atendimento. Esse número cresce em cerca de 40% no verão, quando quatro pessoas são contratadas para cada unidade.

"Fazemos contratações temporárias de 3 meses, que é o tempo de experiência mesmo e acaba que é um período que a gente usa para renovar o quadro. A gente mede produtividade das equipes e aí quem se destaca acaba sendo efetivado mesmo e fica na nossa equipe", conta o chefe e sócio-fundador da rede, Rafa Zacarias.

A expectativa é que o faturamento cresça em torno de 20% a 30% nas cinco unidades da rede de hamburgueria. "Não tem como dizer ao certo os números, mas sempre é um período abençoado, né? E aí começa a esquentar em outubro, novembro melhora, dezembro já é bom, janeiro é ótimo e em fevereiro tem o Carnaval, também é legal", diz.

A rede possui unidades nos bairros da Barra, Pituba, Horto Florestal, Alphaville e no Shopping da Bahia. De acordo Zacarias, o fluxo de turistas internacionais é maior no meio do ano, quando os visitantes do Hemisfério Norte celebram o verão nos seus respectivos países. Entre dezembro e março, os turistas que chegam a Salvador são de outras cidades baianas e, principalmente, de outros estados, com predominância de paulistas, cariocas e mineiros.

O quadro de colaboradores de todo complexo Eco RV, que abriga bares e hamburguerias no Rio Vermelho, também é expandido na alta estação. Entre março e outubro, aproximadamente 50 pessoas trabalham no espaço, número que salta para 70 no verão, contando com os extras, o que configura em um aumento de 40%. "Contratamos muito gente, de novembro até março. Um aumento significado por causa da demanda", diz o proprietário, Bruno Boscolo.

Ainda conforme Boscolo, a expectativa é que o faturamento seja de 30% na alta estação. A alta demanda faz com que o local estenda o horário de encerramento das atividades: em vez de fechar às 00h, fecha 3h da manhã. "O turismo da cidade vem crescendo pós-pandemia. Cada vez mais, percebemos a presença de turistas do Brasil e de fora do país, um aumento que é mais significativo a partir de novembro", afirma o proprietário.

No Allê Varanda Bar, no Santo Antônio Além do Carmo, atualmente cerca de 30 pessoas compõem o quadro de colaboradores das áreas de cozinha, segurança, atendimento ao público e limpeza. O objetivo dos sócios é contratar mais 10 funcionários, entre garçons e funcionários para cozinha e bar. "Nos preparamos para isso, para entregar um melhor serviço e atendimento", afirma Paulo Gabriel Carvalho, um dos sócios.

Ao lado do sócio Wolton Fonseca, Carvalho estima um aumento de 70% nas vendas. Com pouco mais de um ano de funcionamento, o estabelecimento tem como ponto forte a produção de drinks: 30% da receita da casa é da venda de bebidas alcoólicas. "Bebidas e comidas que refrescam são as que mais saem. É isso que os clientes mais procuram nessa época", afirma Carvalho.

Para atender a demanda do público do último verão, as compras foram duplicadas. Para a temporada 2023/2024, Fonseca acredita que esse número seja pelo menos triplicado. "Aumentamos a compra dos insumos principais, como ovo, camarão e frutos do mar. Neste ano, a nossa intenção é triplicar ou quadruplicar essa compra", diz.

O CORREIO entrou em contato com os estabelecimentos para coletar informações sobre as vagas disponíveis para esse verão, mas os empreendimentos optaram por não fazer a divulgação. O Serviço Municipal de Mão de Obra (SIMM) também foi procurado, mas não apresentou vagas para atribuições em bares e restaurantes. 

*Com orientação da chefe de reportagem Perla Ribeiro