Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Capital permanece em atenção para chuvas e registra 170 ocorrências

Maiores acumulados de chuva na última hora foram em Ondina, Periperi, Pituaçu, Cabula, Stiep, Federação e Boca do Rio

  • Foto do(a) author(a) Tharsila Prates
  • Tharsila Prates

Publicado em 2 de maio de 2025 às 19:59

Chuva em Salvador nesta sexta (2)
Chuva em Salvador nesta sexta (2) Crédito: Arisson Marinho/ CORREIO

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou ao menos 170 ocorrências por conta das chuvas, até as 19h40 desta sexta-feira (2).  O maior volume - 49 - são de ameaças de deslizamento de terra, seguido de ameaças de desabamento (42) e deslizamentos de terra (34).

Seis árvores caíram na cidade, incluindo o caso na Rua Pacífico Pereira, em frente ao Vieirinha (parte do Colégio Antônio Vieira), no bairro do Garcia. Uma árvore caiu e interditou parcialmente a área central de embarque e desembarque da unidade escolar, além de bloquear em parte o tráfego na via. O incidente aconteceu em um momento sem circulação de pessoas, e ninguém se feriu.

De acordo com a Codesal, em boletim divulgado na noite desta sexta, os maiores acumulados de chuva na última hora foram em Ondina, Periperi, Pituaçu, Cabula, Stiep, Federação e Boca do Rio, onde choveu acima de 40 milímetros.

Em 24 horas, Salvador registrou acumulados de chuvas que ultrapassaram 100 milímetros, acompanhadas de intensas rajadas de vento de até 60,5 km/h, segundo o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Codesal.

A previsão para este sábado (3) é de céu nublado a parcialmente nublado com chances de até 90% de chuvas moderadas, por vezes fortes, a qualquer hora do dia.

No domingo (4), o dia será de menos chuva, e a previsão é de céu parcialmente nublado com chances de até 40% de chuvas fracas a moderadas, a qualquer hora do dia.

Monitoramento

Nesta sexta (2), a vice-prefeita Ana Paula Matos esteve na sede da Defesa Civil de Salvador (Codesal), na Avenida Bonocô, para acompanhar o monitoramento das chuvas intensas que atingem Salvador. Ao lado do diretor-geral Sosthenes Macêdo e de outros gestores municipais, Ana Paula comentou sobre o trabalho das equipes da prefeitura.

Vice-prefeita e diretor da Codesal em sala de monitoramento
Vice-prefeita e diretor da Codesal em sala de monitoramento Crédito: Adam Vidal/ Secom PMS

“Estamos em nível de atenção, com todas as equipes da Defesa Civil mobilizadas e atuando 24 horas por dia para responder com agilidade e preservar vidas. A prioridade da nossa gestão é garantir a segurança da população, especialmente das pessoas que vivem em áreas de risco”, destacou Ana Paula.

A Codesal mantém plantão 24 horas e, em caso de emergência, deve ser acionada através do número 199.