Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Com cruz original na Bahia, primeira missa católica no Brasil completa 525 anos

Cerimônia em Santa Cruz Cabrália vai marcar a data

  • Foto do(a) author(a) Carol Neves
  • Carol Neves

Publicado em 26 de abril de 2025 às 15:29

Cruz chegou em Salvador nesta sexta (25)
Cruz chegou esteve Salvador na sexta (25) Crédito: Marina Silva/CORREIO

Neste sábado (26), as comemorações pelos 525 anos da primeira missa celebrada no Brasil chegam ao fim na Bahia. A cruz original do rito religioso, realizado em 26 de abril de 1500 na região da Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, segue em peregrinação. A jornada começou em Portugal, em 12 de abril, na cidade de Braga, onde a cruz está guardada.

A cruz passou por Salvador na sexta, chegou em Porto Seguro na manhã deste sábado e seguiu para Santa Cruz Cabrália, onde será realizada a celebração do Jubileu Eucarístico em comemoração aos 525 anos da Primeira Missa no Brasil. A peregrinação que começou em Portugal, no dia 15 de abril, fez sua primeira parada em São Paulo e, após percorrer mais de 10 municípios, culmina nesta data histórica na Bahia.

A celebração religiosa teve reforço de segurança. O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) Móvel da Superintendência de Telecomunicações (Stelecom) foi instalado na Praça do Cruzeiro, em Coroa Vermelha, para garantir a tranquilidade do evento. Além disso, cinco câmeras do Sistema de Reconhecimento Facial estão sendo utilizadas para identificar possíveis procurados da Justiça no local. O major PM Luiz Henrique, coordenador do CICC, destacou a importância dessas medidas, ressaltando que, devido ao peso histórico da comemoração, é fundamental assegurar que todos os presentes possam participar com segurança e tranquilidade. "É uma comemoração que tem muito peso histórico e com isso queremos garantir que todos possam curtir da melhor forma possível", afirmou o oficial.

Desde quinta, a cidade recebe bispos de toda a Bahia e Sergipe para a cerimônia presidida por Dom José Édson, bispo da Costa do Descobrimento. Na própria quinta, uma cerimônia ocorreu em frente à Igreja Nossa Senhora da Conceição. Durante o evento, uma homenagem especial foi prestada ao Papa Francisco, que faleceu na última segunda. Após o acolhimento dos bispos, uma missa solene deu início oficial ao Jubileu Eucarístico, reunindo centenas de fiéis em celebração à data histórica dos 525 anos da primeira missa no Brasil.

Primeira missa

A missa que ocorreu em 26 de abril de 1500, presidida pelo Frei Henrique de Coimbra, simbolizou não apenas o início da evangelização cristã no país, mas também um importante marco na história, conectando religiosidade e os primeiros contatos entre portugueses e indígenas. Quatro dias antes, em 22 de abril, as naus portuguesas chegaram ao litoral baiano. Na ocasião, os indígenas participaram da celebração, conforme relatado por Pero Vaz de Caminha, escrivão da expedição de Cabral, em sua carta ao rei Dom Manuel.

Após a celebração em Santa Cruz Cabrália, a cruz retornará a Braga, em Portugal, neste domingo (27).