Com serviços da Marinha e da Receita Federal, SAC Náutico é inaugurado em Salvador

Equipamento unifica serviços que vão desde o fornecimento de carteira de navegador amador a entrada em documentos de embarcações

  • Foto do(a) author(a) Wendel de Novais
  • Wendel de Novais

Publicado em 9 de outubro de 2023 às 11:46

SAC Náutico tem sede no Comércio
SAC Náutico tem sede no Comércio Crédito: Valter Pontes/Secom

Quem navega, tem embarcação em Salvador ou mesmo chega na capital através do mar vai ter vida mais tranquila para regularizar documentações. É que, nesta segunda-feira (9), o Serviço de Atendimento ao Capitão (SAC Náutico), que unifica serviços da Marinha, da Receita Federal e da Polícia Federal, foi inaugurado na Doca 1, na Avenida da França, localizada no Comércio. No equipamento, é possível resolver processos como tirar a carteira de navegador amador e dar entrada em documentos de embarcações.

A iniciativa de criacao do SAC Náutico é da gestão municipal de Salvador e o prefeito Bruno Reis esteve presente na inauguração. Por lá, afirmou que o equipamento é um aceno para a economia do mar e que, ao longo governo, concentra esforços para impulsionar vetores de crescimento econômico.

"O Sac Náutico é o primeiro do Brasil, uma novidade 'made in Salvador' e consolida os serviços, tornando a cidade a melhor entrada do Brasil. Em outros pontos, quem chega precisa ir a três ou quatro órgãos em locais distintos para resolver pendências de documentos. Aqui em um lugar só, na beira da água, consegue resolver tudo", destaca Reis.

Mila Paes, titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Salvador (Semdec), foi quem tocou o projeto até sua inauguração. Ela afirma que o Sac Náutico é parte da estratégia de Salvador para trabalhar a náutica como um pilar econômico da cidade e mais um investimento dentro de um conjunto de ações direcionadas ao setor.

"Você tem acesso a serviços que vão desde a possibilidade de tirar uma carteira de amador, trabalhar trilhas de qualificação do serviço e também facilitar a vida de quem chega a Salvador através do mar. É um projeto que visa simplificar o ambiente econômico e náutico da nossa cidade", fala ela, garantindo que Salvador se antecipa em uma iniciativa para um setor que tem margem para crescimento.

Não há números que contemplem só Salvador quanto ao volume de barcos, mas, de acordo com a Capitania dos Portos, 23 mil embarcações estão registradas no estado como um todo. No entanto, a pesquisa Conexões Náuticas Bahia, do Sebrae, aponta que Salvador tem 20 marinas e clube náuticos, e mais de 3 mil vagas para embarcações.

Para o especialista náutico José Raimundo Zacarias, acredita que os números podem ser maiores com a chegada do SAC Náutico. "Eu acho que é um marco. O Comitê Náutico e o SAC fazem parte de uma estratégia de desenvolvimento que reserva também novas marinas. Esse equipamento será o embrião de onde vão sair outros projetos que facilitam a vida do navegador, bem como a atração de eventos náuticos para a cidade", avalia.

Zacarias entende que, para o avanço do setor náutico na cidade, é preciso de facilitadores, como o SAC, e investimento estrutural para atrair embarcações de todos os tipos. Bruno Reis garantiu que esses investimentos serão feitos. "Nós temos a Baía de Todos os Santos, a mais navegável do mundo. Estamos investindo em infraestrutura, fazendo pieres, rampas, sinalização náutica, e agora com o SAC estamos consolidando o serviço”, afirmou.

O SAC Náutico faz parte de uma mobilização que vai realizar o Salão Náutico Salvador com Grand Pavois, um dos maiores salões náuticos do mundo, que acontecerá na Bahia Marina de 14 a 19 de novembro.