IMPOSTO DE RENDA

Confira onde fazer a declaração do IR de graça em Salvador

Faculdades estão ajudando contribuintes; prazo encerra na sexta (31)

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 28 de maio de 2024 às 07:00

Prazo está no fim Crédito: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Quem ainda não fez a declaração do Imposto de Renda precisa correr. O prazo encerra nesta sexta-feira (31) e, no dia seguinte, já começa a contar a multa por atraso. A recomendação dos especialistas é enviar o documento, porque quem deixa de cumprir o prazo pode ter que enfrentar uma série de problemas. Algumas universidades resolveram abrir as portas e auxiliar os contribuintes. Confira onde buscar ajuda.

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), Universidade Salvador (Unifacs) está realizando plantões no Piso L3 do Shopping Piedade, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h, por ordem de chegada. O serviço é gratuito, mas o shopping pede a contribuição de uma lata de leite em pó para auxiliar instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social. O atendimento vai até o dia 31 de maio.

Até a quarta-feira (29), esse serviço também estará disponível no Shopping Cajazeiras, junto com outros, como atualização do Cadastro de Domicílio tributário Trabalhista (MEIs), aberturas e baixas de MEIs, consultas de regularidade de declaração de Imposto de Renda, análise inicial de pendência de malha e regularização de acesso ao GOV. Confira abaixo a lista de documentos solicitados.

Já o Núcleo de Gestão do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) está oferecendo o serviço nos campus Paralela, até a quarta-feira (29), das 16h às 19h. A ação é exclusivamente para declarações simplificadas e os contribuintes poderão tirar dúvidas e ter a sua declaração pronta na hora.

O serviço faz a verificação de documentos, o preenchimento da declaração, envio para a Receita Federal e entrega do recibo. Esta atividade está sendo realizada por alunos dos cursos de Ciências Contábeis e Administração, sob a supervisão de professores. A ação é gratuita, mas o contribuinte deve fazer uma inscrição no site da Unijorge.

Documentos necessários:

- Declaração do ano anterior (se tiver) em PDF ou arquivo de cópia de segurança;

- Dados de identificação do contribuinte (CPF, título de eleitor, endereço residencial com CEP, dados profissionais);

- CPF, nome completo e data de nascimento dos dependentes (se tiver);

- Informe de rendimentos de todas as fontes (onde trabalhou ou prestou serviços em 2021 e de aposentadoria, se tiver);

- Informe para IR de instituições financeiras (Bancos);

- Notas de despesas médicas, planos de saúde e de educação, seu e de seus dependentes (se tiver);

- Documentação referentes aos seus bens adquiridos em 2021 e de anos anteriores, caso não tenha a declaração do ano passado;

- Comprovantes de rendimentos com aluguéis (se tiver).