Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Deati realiza ação pela proteção dos idosos em shopping de Salvador

Campanha esclarece principais crimes praticados contra os idosos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 2 de outubro de 2023 às 21:03

Deati realiza ação pela proteção dos idosos em shopping de Salvador Crédito: Ana Albuquerque

O envelhecimento tem chegado cada vez mais aos baianos. Para conscientizar os que ainda não alcançaram esta fase sobre a importância de respeitar a população idosa, a equipe da Delegacia Especializada de Atendimento ao Idoso (Deati) iniciou uma ação de sensibilização no piso L3 do Shopping da Bahia, em Salvador, nesta segunda-feira (2), com a distribuição de cartilhas, folhetos e abordagens educativas.

Na ação em alusão aos 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa, que regulamenta os direitos garantidos às pessoas de 60 anos ou mais desde 2003, os visitantes vão encontrar a delegada titular da Deati, Maria Dail Sá Barreto, esclarecendo os principais tipos de crimes praticados contra os idosos e a importância da denúncia.

Segundo a delegada, são violências que partem principalmente de parentes próximos (maus tratos, agressão, retenção de dinheiro), mas que também podem ser praticadas por terceiros, como vizinhos e criminosos especializados em estelionato, entre outros.

“Depois da pandemia cresceu muito o problema do estelionato, porque muita gente ficava em casa e recebia telefonemas dos criminosos. É importante lembrar que a população de idosos está aumentando e com o avanço da medicina, é ainda mais provável que muitos de nós chegue à classe de idosos. São pessoas que deram a vida toda por nós e não merecem ser abandonadas ou maltratadas no final”, destacou a delegada Maria.

A Deati funciona na Rua do Salete, no bairro dos Barris, em Salvador. Denúncias podem ser feitas lá e por telefone ou na internet, tanto pelos idosos como por pessoas que testemunhem qualquer tipo de violência. O Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) é o 181, e o endereço eletrônico da Delegacia Virtual é o https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br. A equipe da Deati estará no Shopping da Bahia até terça-feira (03).