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Concessionária responsável pela construção da Ponte Salvador - Itaparica é notificada em inquérito que apura danos ambientais

CPSI disse que solicitou ao MPF cópia do inquérito, mas ainda não recebeu os documentos

  • Foto do(a) author(a) Wladmir Pinheiro
  • Foto do(a) author(a) Yan Inácio
  • Wladmir Pinheiro

  • Yan Inácio

Publicado em 26 de abril de 2025 às 08:50

Ponte Salvador-Itaparica
Ponte Salvador-Itaparica Crédito: Divulgação

A concessionária responsável pela construção da Ponte Salvador – Ilha de Itaparica confirmou neste sábado (26) que foi notificada pelo Ministério Público Federal no inquérito que apura impactos ambientais no bioma da região.

Em nota, a Concessionária Ponte Salvador – Ilha de Itaparica (CPSI) disse que solicitou ao MPF cópia do inquérito, mas ainda não recebeu os documentos.

'A CPSI permanece à disposição das autoridades e da sociedade para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários, convicta de que está desenvolvendo um trabalho que vai muito além das exigências legais', conclui a nota.

O MPF exige, no documento aberto nesta sexta-feira (25), providências para os riscos relacionados à saúde e bem-estar da população e à preservação da fauna e flora na região.

Na documentação assinada pela procuradora Vanessa Gomes Previtera, à qual o CORREIO teve acesso, o MPF diz que vai “apurar, acompanhar e mitigar supostos danos ambientais ocasionados pela construção”. Além dos possíveis prejuízos à paisagem geográfica e ao meio ambiente, o projeto também pode causar condições adversas para as atividades sociais e econômicas de quem mora nos lugares próximos à obra.

A etapa de sondagem da Ponte foi concluída no dia 4 de abril. As avaliações na Baía de Todos-os-Santos levaram cerca de 12 meses para serem finalizadas. De acordo com a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), o próximo passo será a finalização do projeto de fundações da ponte pela concessionária e a mobilização dos canteiros de obras.

Em parceria público-privada, o projeto da ponte atualmente tem o valor de investimento inicial estimado em R$ 10,4 bilhões. No contrato original, esse valor era de R$ 6,3 bilhões, mas já havia saltado para R$ 7,6 bilhões em 2019. À época, ficou estabelecido que o aporte público, isto é, o valor injetado pelo Governo do Estado, seria de R$ 1,5 bilhão. Diante do consenso entre as partes, esse valor foi atualizado para R$ 5,07 bilhões. Todas essas quantias, no entanto, ainda podem ser ajustadas até a assinatura do contrato.

A ideia da Ponte Salvador-Itaparica existe desde 1967, mas somente em 1997 foi elaborada. Por sua vez, a construção só foi concebida no ano de 2009, durante o governo petista de Jaques Wagner. Somente dez anos depois o projeto foi licitado, tendo o contrato assinado em 2020, no governo do também petista Rui Costa.

Quando ficar pronta, a expectativa é de que a Ponte Salvador-Itaparica tenha 12,4 km de extensão sobre lâmina d’água e seja a maior da América Latina. A estimativa é de que a obra impacte 250 municípios e cerca de 10 milhões de baianos. Com o projeto, a distância de Salvador para a Ilha de Itaparica será encurtada em cerca de 250 km e mais de 40% do tempo de viagem será reduzido.