POLÍTICA

Enfrentando queda na popularidade, presidente Lula deve vir à Bahia nesta semana

O chefe do Palácio do Planalto vai à cidade baiana de Teixeira de Freitas, onde no pleito de 2022 venceu apertado o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 6 de maio de 2024 às 19:41

Presidente Lula
Presidente Lula Crédito: Paula Fróes/Correio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que enfrenta uma queda na popularidade, deve desembarcar nesta semana na Bahia, segundo informou o governador Jerônimo Rodrigues (PT).

De acordo com o petista baiano, o chefe do Palácio do Planalto vai à cidade baiana de Teixeira de Freitas, onde no pleito de 2022 venceu apertado o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Foi uma diferença de menos de 2,5 mil votos. “Está previsto estar conosco em Teixeira de Freitas, entregando o Hospital Costa das Baleias, e quem sabe se dê certo a gente poder fazer novos anúncios. Estamos trabalhando com a Casa Civil, com a Saúde, com a Educação”, afirmou o governador ontem.

No início de março, três institutos diferentes mostraram uma queda na aprovação do governo do petista: IPEC (antigo Ibope), AtlasIntel e Quaest. Em Salvador, maior colégio da Bahia, Real Times Big Data, Paraná Pesquisas e AtlasIntel também apontaram a diminuição da aprovação da gestão de Lula na capital baiana.

Para o CEO da AtlasIntel, Andrei Roman, a reprovação de Jerônimo Rodrigues pode ter afetado a avaliação positiva de Lula em Salvador.

"Existe uma certa contaminação do contexto estadual. Então, a gente vê que, no contexto estadual, a reprovação ao governador Jerônimo subiu mais do que a reprovação do Lula. Talvez, isso pode ter impactado um pouco na aprovação do presidente. Não dá separar quais fatores impactaram de maneira independente porque o próprio eleitor não faz essa interpretação com tanta clareza. Mas, talvez, a possível piora da avaliação do governo estadual (pode ter afetado a avaliação de Lula), que é um alinhado", avaliou Roman, ao salientar que a queda de popularidade de Lula pode ter ocorrido em todo estado da Bahia.