Escolas suspendem aulas em Valéria durante operação policial

Cerca de 760 estudantes foram dispensados

  • D
  • Da Redação

Publicado em 14 de novembro de 2023 às 13:10

Estudantes deixam escola antes do horário normal
Estudantes deixam escola antes do horário normal Crédito: Arisson Marinho/ CORREIO

Estudantes de três escolas da rede municipal que ficam na região de Valéria, em Salvador, estão sem aula nesta sexta-feira (14). As 761 crianças foram dispensadas depois do início de uma operação policial que desmontou três acampamentos de traficantes em uma área de mata fechada. Alunos do Colégio Estadual Professora Noêmia Rego informaram que também foram liberados, mas funcionários da unidade negam.

A operação começou no início da manhã e cumpriu mandados de busca e apreensão. Em nota, a Secretaria Municipal da Educação (Smed) afirmou que foram afetadas as Escolas Municipais Nossa Senhora Aparecida e São Francisco de Assis, e o Cmei João Paulo I. Segundo a pasta, a medida foi em decorrência da sensação de insegurança no bairro.

A suspensão total das atividades vale para o turno vespertino. Pela manhã, alguns pais buscaram os filhos mais cedo na escola com medo da violência. Estudantes do Colégio Estadual Professora Noemia Rego, na Rua Boca da Mata, contaram que foram liberados antes do horário normal por conta da insegurança, mas funcionários da escola negaram que as atividades tenham sido suspensas.

O transporte público também foi afetado. Os ônibus estão seguindo até a entrada de Nova Brasília de Valéria, e retornando. Moradores reclamaram da situação. Nesta quarta-feira (15), faz dois meses que o policial federal Lucas Caribé Monteiro de Almeida, 42 anos, foi assinado durante uma operação conjunta entre as Polícias Federal, Civil e Militar em Valéria para combater o tráfico de drogas.