Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Feira da Cidade celebra dez anos com festival itinerante pela Bahia

O Festival A Feira 10 anos acontece entre maio e agosto, com dez edições em nove cidades

  • Foto do(a) author(a) Perla Ribeiro
  • Perla Ribeiro

Publicado em 22 de maio de 2025 às 12:56

Feira da Cidade celebra dez anos com festival itinerante pela Bahia
Feira da Cidade celebra dez anos com festival itinerante pela Bahia Crédito: Divulgação

Primeira feira de rua do estado, “A Feira” comemora sua primeira década com um projeto que vai circular pela Bahia. O Festival A Feira 10 anos acontece entre maio e agosto, com dez edições em nove cidades e 200 horas de programação gratuita, sustentável e inclusiva, reunindo shows musicais, gastronomia, espetáculos, oficinas, experiências e conexões. Nesses dez anos, o projeto totaliza 300 edições, 3 mil atrações musicais, 20 mil horas de programação e 1 milhão de visitantes. Já passaram por lá grandes nomes da música baiana e de fora do estado, como Baiana System, Moraes Moreira, Larissa Luz, Otto, Lazzo, Gerônimo, Rumpilezz, Paulinho Boca e Cortejo Afro.

Com caráter multilinguagem, focado na celebração da criatividade e diversidade do estado, a estreia do projeto será nos dias 24 e 25 de maio (sábado e domingo), quando desembarca em Mucuri, cidade litorânea do extremo-sul da Bahia. No final de semana seguinte, o festival chega à Costa do Descobrimento, com edição nos dias 31 de maio e 1º de junho em Eunápolis. Ainda no Sul da Bahia, nos dias 07 e 08 de junho, a iniciativa ganha a rua em Itabuna. Nos dias 14 e 15, é a vez do público do Sudoeste baiano viver as múltiplas experiências que A Feira promove, com a edição em Vitória da Conquista.

Após uma pausa para os festejos juninos, a retomada do calendário acontece nos dias 19 e 20 de julho, em Jequié, de onde parte, a seguir, para o norte do estado. É em Juazeiro que A Feira desembarca nos dias 26 e 27 de julho, contemplando a região banhada pelo Rio São Francisco. Abrindo a agenda de agosto — último mês do festival itinerante — o projeto volta para casa com uma edição nos dias 02 e 03 de agosto em Salvador. Em seguida, o projeto pega a BR-324 e segue rumo à Feira de Santana, onde convida o público à rua nos dias 09 e 10. A penúltima edição acontece em Camaçari, no final de semana dos dias 16 e 17. Marcando a despedida da temporada, a capital baiana ganha a edição final nos dias 30 e 31 de agosto.

A sustentabilidade é uma das pautas das edições, com iniciativas como sacolas apenas de papel, copos reutilizáveis e biodegradáveis, reciclagem de resíduos gerados, ecobags com design local, plantio de mudas nativas e oficina compostagem. “A Feira foi a semente de uma revolução na rua e na economia. Lançamos negócios, revelamos artistas, ativamos territórios e conectamos pessoas. A Feira deu o primeiro palco para grandes nomes da gastronomia, da arte e do empreendedorismo criativo”, pontua Carla Maciel, idealizadora e coordenadora do Festival A Feira.

Prova disso está, por exemplo, no case de sucesso do Grupo Origem, liderado por Fabrício Lemos e Lisiane Arouca. O casal, que tem ganhado destaque internacional na gastronomia, começou a empreender com um stand na Feira da Cidade. Hoje eles estão consolidados entre os melhores do cenário gastronômico, com sete restaurantes autorais que estão pontuados pela crítica especializada, acumula títulos e figura em listas como os 50 melhores do mundo, top 5 do Brasil e melhor restaurante e pâtisserie do país, além de ter fundado o Instituto Ori, que revolucionou a cozinha identitária baiana e a formação técnica no setor.

A Feira foi responsável ainda por lançar e apresentar no mercado nomes como: Fred Teixeira, criador da primeira queijaria artesanal da Bahia - a “Oxe é de Minas” - e que se tornou curador mundial de queijo, sendo referência no movimento dos produtos de forma artesanal; Juli Allegro, do Latitude 13, nome forte no segmento de cafés artesanais do estado; Rafael Zacarias, da Bravo Hamburgueria, um ícone do movimento de hamburguerias artesanais da capital; e Leo Torres, da BVegan, fundador da primeira hamburgueria vegana da Bahia. O projeto tem patrocínio da Bahiagás e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.