Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Líder no Nordeste, Salvador gera mais de 13 mil novos postos de trabalho no 1º trimestre

Setor de serviços foi o que mais gerou vagas, seguido pela construção civil e indústria

  • Foto do(a) author(a) Gilberto Barbosa
  • Gilberto Barbosa

Publicado em 8 de maio de 2025 às 05:15

Setor de serviços  foi o principal motor do crescimento
Setor de serviços foi o principal motor do crescimento Crédito: Jefferson Peixoto / Secom PMS

Entre as capitais nordestinas, Salvador se destacou na geração de empregos nos três primeiros meses deste ano. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, a capital baiana criou 13.921 novos postos de trabalho no período, liderando o ranking da região.

De acordo com o Caged, Salvador registrou 83.065 admissões e 69.144 demissões entre 1º de janeiro e 31 de março de 2025, resultando em um saldo positivo de 13.921 empregos formais. Esse desempenho coloca a cidade atrás apenas de São Paulo (48.250 vagas), Brasília (17.800) e Curitiba (15.143).

O setor de serviços foi o principal motor do crescimento, com a criação de 10.696 novas vagas formais. “A cidade é orientada para o consumo e turismo: o modelo econômico atual de Salvador se beneficia principalmente do fluxo de visitantes, impulsionado por eventos como o Carnaval, o verão e outras festividades, além da população local, que consome a sua própria cultura. Acreditamos que Salvador, devido ao seu histórico e à necessidade da sociedade de descobrir e redescobrir sua própria história, ainda tem muito a explorar no setor de turismo e hospitalidade. Isso inclui o turismo religioso, com destaque para seus templos e cultos aos santos populares, como Santa Dulce dos Pobres; o turismo de negócios, com a retomada de espaços como o novo Centro de Convenções; e o Ecoturismo, especialmente com a futura implementação de rotas mais curtas”, analisou Areza Gomes, professora de Economia da Uninassau.

A construção civil foi o segundo setor com mais geração de empregos na capital baiana com 3.116 admissões, seguida pela indústria, que gerou 1.255 postos de trabalho. A agropecuária, por sua vez, contribuiu com 32 novas vagas. “Esse crescimento contínuo é resultado direto da retomada econômica que estamos vivenciando, especialmente com a abertura de novas empresas e investimentos em áreas como construção civil, indústria, turismo e serviços. Esses setores são essenciais para fortalecer nossa economia local e gerar mais empregos para a nossa população”, declarou a secretária da Fazenda de Salvador (Sefaz), Giovanna Victer.

Proprietário da Cassi Turismo, especializada em transfers e passeios, Isaac Lima afirmou que os primeiros meses do ano são justamente o período em que mais contrata novos funcionários. “Eu tenho aproximadamente 152 funcionários e a gente sempre está gerando emprego neste período. É o período que mais se procura emprego, porque temos alta temporada”.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda de Salvador, ações da prefeitura, como Treinar para Empregar, têm contribuído para gerar empregos na capital baiana. O programa oferece capacitação em diversas carreiras com certificados e transporte garantido para os participantes. O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM) é responsável pelo recrutamento, seleção e orientação para empresas que oferecem vagas.

“Temos ainda todo um trabalho que vem sendo feito pela prefeitura para posicionar Salvador como um destaque no cenário nacional do turista, buscando atrair visitantes e movimentar esse setor. Portanto, todas essas ações juntas colaboram para o crescimento do mercado de trabalho e, consequentemente, para esses números positivos que a gente vem acompanhando mensalmente no Caged”, afirmou Mila Paes.

Com orientação do editor Miro Palma