Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Mais de 300 animais silvestres são resgatados na Chapada Diamantina

Aves e répteis eram mantidos em cativeiro de forma irregular

  • Foto do(a) author(a) Maysa Polcri
  • Maysa Polcri

Publicado em 6 de fevereiro de 2026 às 15:09

Cativeiro mantinha animais em condições precárias
Cativeiro mantinha animais em condições precárias Crédito: Divulgação

Mais de 340 animais silvestres foram resgatados durante uma operação da Polícia Militar no município de Itatim, na região da Chapada Diamantina, na última terça-feira (3). Eles foram recolhidos pelos profissionais do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Cruz das Almas, para passar por triagem, atendimento veterinário e reabilitação.

Aves e répteis mantidos eram mantidos cativeiro de forma irregular e em condições precárias. Foram contabilizados 136 jabutis e dois teiús. Já entre as aves, foram identificadas diversas espécies, como canário-da-terra, cardeal-do-nordeste, sofrê, azulão, papa-capim, caboclinho, golinho, coleirinho, perdiz, inhambu, tico-tico-rei-cinza e pintassilgo-do-nordeste. Algumas são consideradas ameaçadas de extinção.

Curió por Polícia Federal / Divulgação

Os animais seriam destinados ao comércio ilegal, prática considerada crime ambiental por envolver a captura, manutenção e comercialização de espécies silvestres sem autorização dos órgãos ambientais competentes. O responsável pelo cativeiro foi conduzido à Delegacia Territorial de Itatim.

De acordo com Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), parte dos animais já foi considerada apta para retorno à natureza, com previsão de soltura de 192 indivíduos neste fim de semana. Durante o processo de resgate e triagem, 11 animais morreram devido às más condições em que eram mantidos.

O Inema orienta que ocorrências com animais silvestres, mesmo as que resultem na morte do animal, sejam comunicadas por meio do Disque Fauna (71) 99661-3998, para o devido encaminhamento dos espécimes aos Cetas.