Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Megaoperação na capital marca o Dia D contra a dengue; veja quem pode se vacinar

As ações desta sexta-feira (13) integram a campanha Verão Sem Mosquito

  • Foto do(a) author(a) Tharsila Prates
  • Tharsila Prates

Publicado em 13 de dezembro de 2024 às 10:42

Ação de combate à dengue em Salvador
Ação de combate à dengue em Salvador Crédito: Bruno Concha/Secom PMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador faz nesta sexta-feira (13) uma megaoperação como parte do Dia D contra a dengue. Agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estarão nas localidades e ilhas dos 12 distritos sanitários da capital.

Serão realizadas ações de inspeção zoosanitária, visitas domiciliares, tratamento, eliminação de criadouros do mosquito e atividades de bloqueio da transmissão de casos. A iniciativa conta também com entrega de panfletos e ações educativas em escolas, praças e ruas dos distritos e em algumas unidades de saúde.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), atualmente, cerca de 75% dos focos dos mosquitos estão dentro das residências. Por esse motivo, a diretora de Vigilância a Saúde, Andrea Salvador, reforça que é necessário que a população esteja empenhada em fazer sua parte, alinhado ao trabalho realizado pelos agentes de endemias, tornando rotina o ato de inspecionar suas casas, notando se há presença de água parada, que são ambientes propícios a se tornarem criadouros do mosquito e sempre utilizando o repelente”, afirma.

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica municipal, de janeiro a novembro deste ano, foram contabilizados cerca de 1.700 casos de dengue em Salvador. Os números representam uma redução de 77% se comparado ao mesmo período do ano passado.

Vacinação

A vacinação contra dengue segue atuante, agindo como instrumento importante para a garantia da diminuição nos índices da doença. Neste ano, desde 15 de fevereiro, dia em que foi iniciada a vacinação em Salvador, cerca de 85 mil doses foram aplicadas.

O imunizante segue disponível em todas as salas de vacinação da rede, das 8h às 16h30, para o público alvo de 10 a 14 anos.

A SMS salienta que as ações de combate seguem sendo realizadas durante todo ano, com o monitoramento, bloqueios de casos notificados e iniciativas educativas. Além disso, em casos suspeitos da doença ou imóveis abandonados com focos, o cidadão pode entrar em contato através do Fala Salvador 156.

Bahia

Já o estado registrou 232.623 casos prováveis de dengue e 170 mortes pela doença de 31/12/2023 a 07/12/2024, segundo informou a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) na quarta-feira (11). No mesmo período de 2023, foram notificados 47.004 casos prováveis, o que representa um aumento de 394,9%. O coeficiente de incidência em 2024 foi de 1.645,0 de casos a cada 100.000 habitantes.

No sábado (14), que é o Dia D Nacional contra a Dengue, a Sesab realizará o Seminário de Combate às Arboviroses: Desafios e Ações para Reduzir a Mortalidade. O evento acontece das 8h30 às 12h, no Auditório Lúcia Alencar, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), reunindo gestores públicos, profissionais de saúde e especialistas para debater estratégias de enfrentamento e o planejamento das ações para 2025. A secretária estadual, Roberta Santana, estará no evento.