SAÚDE

Ministério da Saúde e Google firmam parceria para otimizar acesso a informações sobre unidades de saúde na Bahia

Parceria visa atualizar dados de mais de 4,2 mil postos de saúde no estado

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 22 de abril de 2024 às 19:20

Ministério da Saúde
Ministério da Saúde Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Ministério da Saúde e o Google anunciaram uma parceria inovadora com o objetivo de melhorar o acesso às informações essenciais sobre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) na Bahia e em todo o Brasil. A parceria tem como propósito oferecer aos cidadãos uma experiência mais eficiente para localizar e acessar dados sobre essas unidades, incluindo localização, contato, horário de funcionamento e o calendário de vacinação.

Atualmente, o estado da Bahia conta com um total de 4.320 estabelecimentos da Atenção Primária à Saúde, sendo 4.224 UBS e postos de saúde, além de 67 Centros de Apoio à Saúde da Família e 29 unidades móveis terrestres.

O trabalho prevê uma atualização de dados relacionados a mais de 40 mil postos de saúde nos resultados da Busca e do Google Maps, com base em detalhes fornecidos pelo Ministério da Saúde. Além disso, agora também será exibida uma mensagem com link direto para o Calendário Nacional de Vacinação nos resultados das buscas como "postos de saúde próximos a mim".

Na prática, ao procurar postos de vacinação, utilizando, por exemplo, “vacinação perto de mim”, os usuários encontrarão dados de endereço, telefone e expediente atualizados e o link do Calendário Nacional de Vacinação para acompanhar as datas de imunização.

A primeira fase da iniciativa foi lançada no ano passado, durante o Google for Brasil, quando a empresa anunciou que passaria a mostrar informações atualizadas das UBS em suas plataformas. A expectativa é que a novidade continue contribuindo com os esforços de conscientização para a adesão da população às campanhas de vacinação, diante da queda das coberturas vacinais registrada nos últimos anos.

Segundo o Google Trends, o Brasil é o terceiro país mais ativo em buscas relacionadas à saúde e o sétimo em interesse por vacinação globalmente, desde 2004. Nos últimos 12 meses, o país manteve sua posição entre os oito primeiros no ranking mundial.