Morre Iraci Simões, esposa do ex-deputado Eujácio Simões Viana

Nascida em 1929 em território baiano, Dona Iraci migrou junto a sua família de Poções para a cidade de Itororó ainda na infância

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 22 de março de 2024 às 19:31

Iraci Figueiredo Simões faleceu aos 94 anos
Iraci Figueiredo Simões faleceu aos 94 anos Crédito: Divulgação

A matriarca da Família Simões, Iraci Figueiredo Simões, faleceu aos 94 anos nesta semana. Nascida em 1929 em território baiano, Dona Iraci migrou junto a sua família de Poções para a cidade de Itororó ainda na infância. E foi exatamente em itororó onde, aos 16 anos, se casou com o ex-deputado Eujácio Simões Viana, falecido em 2007

Iraci Simões era considerada por seus familiares como uma mulher ativa e à frente do seu tempo. “Ao longo dos seus 94 anos, Dona Iraci foi um verdadeiro exemplo de trabalho, simplicidade, humildade e calor humano”, destaca sua filha Erbene.

Uma de suas paixões era a criação do Gado Zebu, com destaque a raça Nelore PO (o Puro de Origem). Em 1955, tendo como palco a Fazenda Estrela do Oriente, em Palmares, distrito de Itapetinga-BA, Dona Iraci e Sr. Eujácio, iniciaram, de forma pioneira, a criação do Nelore PO, trazendo, até os tempos atuais, uma das melhores criações da raça no Brasil.

Em 1963 seu esposo Eujácio foi eleito Deputado Estadual e a família se mudou para Salvador, onde Dona Iraci passou a acolher vários conterrâneos em sua residência para tratamento de saúde, cuidando e acompanhando-os nos serviços de saúde.

Além do apoio no tratamento de saúde de seus conterrâneos, Dona Iraci acolheu, por vários anos, em sua casa, amigos, parentes e outras pessoas da comunidade Itororoense, que vinham para Salvador em busca de uma educação de nível superior.

Além de ser esposa e mãe dedicada, Iraci Simões participou ativamente da vida pública de seu esposo, que foi eleito primeiro prefeito de Itororó, onde exerceu seu papel de primeira dama.

Iraci deixa quatro filhos, Euracy, Eujácio Filho (in memoriam), Erbene e Emerson, doze netos e treze bisnetos.

O sepultamento será realizado neste sábado, dia 23 de março, às 15h, na capela D, do Cemitério Jardim da Saudade.