Oftalmologista explica cuidados para proteger os olhos das pomadas modeladoras

Bahia já teve 42 casos de intoxicação por uso de pomadas modeladoras em 2024

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 19 de fevereiro de 2024 às 05:15

Oftalmologista Fernanda Fernandes Crédito: Divulgação

O número de pessoas que tiveram intoxicação nos olhos por conta do uso de pomadas modeladoras de cabelo cresceu 121% na Bahia. Em todo o ano passado foram 19 casos. Este ano, apenas em janeiro, foram 42 ocorrências. No ano passado, a Anvisa interditou cautelarmente todas as pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos. Fez uma análise dos produtos e liberou aqueles que não apresentaram problemas. Em setembro, uma nova norma proibiu que as fórmulas químicas das pomadas tenham concentração igual ou superior a 20% de álcool etoxilado. E em dezembro, cancelou 1.266 registros por descumprirem a regra. 

A médica oftalmologista Fernanda Fernandes explica quais cuidados o paciente deve adotar ao manifestar os sintomas da infecção. Os primeiros passos são importantes para reduzir a extensão dos danos nos olhos. Confira:

Como ocorre o dano?

Não é somente o uso da pomada modeladora que provoca o dano, tem que ter um veículo que a leve do cabelo até os olhos. Geralmente é algum líquido, água, como banho de mar, banho de piscina e até o próprio suor.

O que acontece quando o produto entra em contato com os olhos?

Ele faz uma queimadura química. Quando qualquer produto químico cai nos olhos, a primeira coisa que deve ser feita é lavar o máximo que conseguir. Pode ser soro fisiológico, pode ser água de torneira ou mineral, o que tiver de água limpa deve ser usado para retirar o produto do olho.

Quais os sintomas?

Vermelhidão, muito ardor, lacrimejamento e sensibilidade à luz, porque quando a córnea sofre essa queimadura, ela faz microferimentos em toda a superfície e, a depender da gravidade, ocorre o que as pessoas chamam de cegueira temporária. A vista fica embaçada e com tanta sensibilidade que a pessoa não consegue nem abrir os olhos.

Qual o tratamento?

Ao lavar os olhos o paciente vai sentir um alívio. Em seguida, é preciso procurar um médico para avaliar a extensão do machucado. Geralmente são prescritos colírios lubrificantes para recuperar a superfície e algumas vezes pode ser preciso colírios anti-inflamatórios.

Qual o tempo de tratamento?

A cicatrização depende da gravidade. Ela pode ser muito rápida, e no dia seguinte o paciente está melhor, mas se for um caso mais grave, se demorou de lavar e se deixou muito produto agindo, leva mais tempo, precisa de mais doses e de doses mais fortes de medicamento.

Quais cuidados a população precisa ter?

Quem usa lente de contato precisa remover, porque ela acumula o produto. É importante verificar na Anvisa quais pomadas estão liberadas para uso, seguir as orientações de uso, lavar as mãos e evitar tomar banho enquanto a pomada estiver no cabelo. É preciso redobrar a atenção com as crianças, não esfregar os olhos e não se automedicar, porque pode retardar a recuperação ou agravar a situação.