Pagamento das bolsas de iniciação científica e extensão da Ufba sofre atraso

O atraso ocorreu devido a descontinuidade do repasse orçamentário a Universidade

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 21 de fevereiro de 2024 às 17:11

Ufba
Algumas bolsas já foram pagas e o restante está em processo de finalização Crédito: Marina Silva/CORREIO

Parte do pagamento das bolsas de iniciação científica e extensão sofreu atrasos devido a descontinuidade do repasse orçamentário à Universidade Federal da Bahia (Ufba), em razão do início de um novo ano de exercício fiscal.

Em nota, a UFBA entende e lamenta os prejuízos causados aos estudantes, mesmo com parte das bolsas pagas e o restante em fase de finalização do processo financeiro.

Estudantes afirmam que as bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão Universitária-UFBA (PIBIEX) que estão sofrendo atrasos.

"Não tem data fixa. Pode cair no começo ou no fim do mês. Não sei por qual motivo, mas a bolsa de janeiro caiu no meio de dezembro, enquanto a de dezembro havia caído no começo do mês", relatou Ellen Teixeira, 22, que aguarda o recebimento da bolsa de fevereiro.

O início de um novo ano de exercício fiscal foi agravado pela suspensão das atividades administrativas de 07 a 14 de fevereiro, isso impediu que rotinas administrativas fossem realizadas a tempo de minimizar o atraso.

Está sendo estudado pela Universidade a possibilidade da alteração da data de pagamento das bolsas, caso ocorra será informado oportunamente.

“A Ufba reafirma que o custeio de bolsas é ação prioritária da Administração Central, razão pela qual, diante das mais adversas circunstâncias orçamentárias, tem disponibilizado os créditos necessários, em proporção ao limite recebido, para a formalização de todos os processos relativos à execução orçamentária e financeira”, disse em nota.