Inclusão

Papai Noel e Galinha Pintadinha recebem crianças com Transtorno do Espectro Autista

Ação acontece no Parque Shopping Bahia

  • D
  • Da Redação

Publicado em 14 de dezembro de 2023 às 18:34

Parque Shopping Bahia promove novos encontros exclusivos com Papai Noel e Galinha Pintadinha
Parque Shopping Bahia promove novos encontros exclusivos com Papai Noel e Galinha Pintadinha Crédito: Divulgalção

O Parque Shopping Bahia, em Lauro de Freitas, promoverá novas sessões do encontro com o Papai Noel para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Dessa vez o Papai Noel terá convidados especiais, já que a Galinha Pintadinha e o Pintinho, temas do Natal deste ano, também participarão.

Os encontros com o Papai Noel para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) acontecem no domingo (17), das 13h às 14h, e no dia 24, das 10h às 11h. Já os encontros com a Galinha Pintadinha e o Pintinho acontecem no domingo (17), das 13h às 13h30, e no dia 24, das 12h às 12h30. O agendamento deve ser feito via aplicativo do Parque Shopping Bahia.

A iniciativa, que também aconteceu nos dias 4 e 11 deste mês, foi idealizada pelo shopping a partir da necessidade de promover um ambiente ainda mais acolhedor para pessoas com TEA e suas famílias, além de trazer mais tranquilidade e conforto para o encontro com o personagem mais icônico do Natal no Parque Shopping Bahia.

Nestes dias, o som estará reduzido em todo o centro de compras. Essa é uma das ações que ajudam a reduzir o impacto da sensibilidade auditiva em crianças com TEA.

Ações permanentes

A ação no Natal se soma a outras iniciativas do Parque Shopping Bahia para tornar o espaço cada vez mais inclusivo para todos e todas. O shopping disponibiliza o empréstimo de abafadores de ruído e cordões de identificação, que podem ser retirados na Central de Atendimento ao Cliente (CAC), no piso L1, além de contar com vagas de estacionamento exclusivas para pessoas com TEA. O centro de compras realiza mensalmente a Sessão Azul, no Cinépolis, com salas adaptadas com sons baixos e luz acesa, tornando a experiência mais confortável para crianças com transtorno do processamento sensorial.

Dados do TEA 

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Brasil tem cerca de 2 milhões de crianças autistas. Ações de inclusão são fundamentais para reduzir a discriminação e o preconceito em relação a quem apresenta o chamado transtorno do espectro autista (TEA), que pertence ao grupo dos transtornos do neurodesenvolvimento. Excesso de iluminação e barulhos podem gerar ansiedade, além de causar agitação, acessos de raiva e ataques de pânico, reação do corpo a esses estímulos.