Projeto "Cabriola" promove acesso à cultura e arte para jovens em Salvador

Oficinas e apresentações de teatro serão realizadas até o dia 12 de abril

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 22 de março de 2024 às 14:12

Projeto
Projeto "Cabriola" promove acesso à cultura e arte para jovens em Salvador Crédito: Divulgação/Diney Araújo

O Coletivo DUO apresenta a segunda etapa do projeto "Cabriola: Mediação Cultural Jovens Espectadores". Com acesso gratuito e medidas de acessibilidade, como audiodescrição e língua de sinais, o projeto se propõe a oferecer oficinas de práticas corporais, iniciação musical com foco na musicalidade afro-brasileira, além de uma temporada de espetáculos. O projeto acontece de 20 de março a 12 de abril em bairros do Subúrbio de Salvador, como Plataforma, Praia Grande, Coutos, Fazenda Coutos e São João do Cabrito.

Entre as oficinas oferecidas estão "O Jogo Físico na Cena", que propõe jogos de improvisação e composição física, e "Iniciação Musical com Ênfase nas Musicalidades da Diáspora Africana", que mergulha no universo dos instrumentos musicais africanos e afro-brasileiros.

Além das oficinas, uma temporada de oito apresentações do espetáculo solo "O Barão nas Árvores", com atuação de Marcos Lopes e direção de Guilherme Hunder, será realizada no Centro Cultural Plataforma. Inspirado no realismo fantástico de Ítalo Calvino, o espetáculo conta a história do menino Cosme Chuvasco de Rondó, filho do barão de Rondó, que decide viver nas árvores para nunca mais descer.

Na primeira etapa do projeto, realizada em novembro de 2023, mais de 300 estudantes de escolas públicas municipais e projetos sociais participaram de oficinas e assistiram ao espetáculo "Em Busca da Ilha Desconhecida" no Centro Cultural Plataforma. Com quase 50 profissionais envolvidos, o projeto proporcionou uma experiência cultural enriquecedora para a comunidade do Subúrbio Ferroviário de Salvador.