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Salvador atrai duas marcas inéditas de hotéis

Empresa investe R$ 7,5 milhões para operar bandeiras da BWH e da Wyndham Hotels

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 23 de fevereiro de 2024 às 05:00

A HCC Hotels vai investir um total de R$ 7,5 milhões para operar duas marcas inéditas em Salvador: a BWH Hotels (Best Western) e a Wyndham Hotels & Resorts. As duas operações acontecem em prédios localizados no Hangar Business Park, na Avenida Paralela, antes operados com as bandeiras Íbis e Novotel. No total, a HCC passa a administrar 465 leitos e 145 empregos diretos.

A troca na operação e das marcas aconteceu em dezembro, mas só foi divulgada pela HCC em entrevista coletiva ontem. O investimento se refere à implantação das novas bandeiras e a adaptações e reformas planejadas para os próximos meses.

A chegada das novas marcas se deve aos números robustos relacionados ao turismo da capital baiana. No último Carnaval, por exemplo, a cidade recebeu 1 milhão de turistas. Outro fator estratégico é localização dos empreendimentos, próximo do Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, e de vias (Paralela e Estrada do Coco) que facilitam o deslocamento para o Centro de Convenções Salvador, na Boca do Rio, e para destinos no Litoral Norte.

O diretor presidente da HCC Hotels, Elias Rodrigues, contou que a empresa surgiu há 23 anos, inicialmente administrando estabelecimentos próprios e que a partir de 2020 passou a gerir também empreendimentos de terceiros. "A HCC abriu o primeiro empreendimento em 2001 e aprendemos como fazer gestão de pessoas e negócios. Em 2020, durante a pandemia, a empresa criou a HCC gestão e passou a administrar hotéis de terceiros, começando por Ilhabela (SP). Hoje são dez hotéis, entre unidades próprias e franqueadas, e 12 contratos assinados para os próximos anos", afirmou Rodrigues.

Justificando o investimento na capital baiana, ele lembrou que Salvador é um destino consagrado, recebeu cerca de 1 milhão de turistas para o Carnaval e que 90% dos funcionários, fornecedores e prestadores de serviço contratados são baianos.

Eventos

O gerente nacional da BWH Hotels, Ricardo Manarini, lembrou das festas e eventos religiosos de Salvador, da culinária, dos cartões postais, das belezas naturais e da receptividade dos soteropolitanos como atrativos. "Nosso modelo de negócio é de franquia e que sempre tem ou um proprietário hoteleiro na chefia ou um operador hoteleiro na gestão. Nosso principal foco é dar suporte para que a HCC possa fazer a gestão da (marca) da melhor forma possível. Estamos com plano de expansão da rede no Brasil", disse.

O grupo BWH Hotels trabalha com 19 marcas globais, entre empreendimentos de luxo até os mais simples. Em Salvador, vai ter 275 apartamentos.

Apesar de chegar somente agora em Salvador, a Wyndham Hotels & Resorts já tem experiência com a Bahia. A bandeira opera empreendimentos em Porto Seguro, no sul do estado, e em Imbassaí, no Litoral Norte.

A vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Wyndham Hotels & Resorts para América Latina, Maria Carolina Pinheiro, destacou que essa será a sétima capital brasileira em que a empresa internacional opera. No Brasil, são 37 hotéis em operação que contam 7,8 mil quartos, e o negócio está em processo de expansão.

"Nosso objetivo é oferecer uma conexão global. Temos mais de 106 milhões de membros ativos em todo o mundo viajando através do programa de fidelidade. Estamos muito felizes e confiantes no mercado de Salvador", afirmou.

Os executivos - Ricardo Manarini e Maria Carolina Pinheiro - explicaram que escolheram Salvador por ser uma porta de acesso para o Nordeste e pelos atrativos turísticos da cidade. Durante o Carnaval, a ocupação hoteleira da cidade foi de 89%, registrando um crescimento de 11% em relação ao mesmo período de 2023. Segundo a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), o total estimado de visitantes foi de 1.073.670.

O contrato da HCC com a Wyndham é de 10 anos. Já o contrato da Best Western é de cinco anos, com direito a renovação por mais cinco.

Destino forte

A chegada das duas marcas inéditas recebeu uma avaliação positiva do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, seção Bahia - ABIH-BA, Wilson Spagnol: "Salvador continua sendo um destino forte e está atraindo grandes redes internacionais para operar na cidade. Esse movimento tem grande importância, pois aumenta a capilaridade de distribuição com a entrada de novos canais de vendas".

O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, também vê a chegada das novas marcas com entusiasmo. "Uma hotelaria diversificada favorece toda a cadeia econômica do turismo, seja o turismo corporativo, voltado para negócios e convenções, seja para o turismo de sol e praia e, sobretudo, para nosso turismo cultural, fortalecido pelo nosso calendário de eventos", afirmou.

Colaborou Millena Marques