Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Seguro de locadora cobre tudo? Veja o que você precisa saber antes de alugar um carro

Confira direitos que devem ser exigidos antes de fechar o contrato

  • Foto do(a) author(a) Larissa Almeida
  • Larissa Almeida

Publicado em 6 de maio de 2025 às 05:30

Carros
Carros Crédito: Reproduçao

Seja para poupar o próprio carro ou obter mais conforto para um maior número de pessoas, alugar um veículo é um negócio visto como vantajoso para muitos baianos. A prova disso é que próximo ao período junino, quem vai encarar a estrada rumo ao interior da Bahia tende a encontrar orçamentos mais pesados para o bolso, uma vez que as locadoras já aumentaram o preço graças a alta demanda. A recomendação, diante desse cenário, é pesquisar bem as ofertas, mas também se atentar aos contratos, especialmente no que se refere aos seguros.

De acordo com Josimar Antunes, presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros da Bahia (Sincor-BA), é recomendado que as locadoras ofereçam seguro total – o que inclui cobertura para acidentes, roubo, furto, incêndio, colisões e danos a terceiros –, mas nem sempre essa orientação é cumprida.

“No mínimo, as locadoras garantem o seguro de danos a terceiros, que é chamado de seguro de responsabilidade civil contra terceiros em danos materiais e corporais. Geralmente, as locadoras pedem uma caução como garantia, que se subentende que é a garantia do seguro que eles vão disponibilizar, [...] mas nem todas cumprem o seguro completo”, aponta.

Para garantir o seguro total, a orientação é que os clientes, antes de alugar um carro, coloquem essa condição como essencial antes de fechar o contrato. Josimar Antunes também alerta para a necessidade de solicitar mais informações sobre o seguro. “O ideal é perguntar sobre a companhia para, em caso de necessidade, poder recorrer à assistência 24h, que deve prestar ajuda até mesmo se o carro cair em um buraco”, aconselha.

Outra dica é prestar atenção aos detalhes do contrato, sobretudo no que se refere ao valor limite de cobertura em casos de acidente, a política de quilometragem, regras para devolução do veículo, multas por atraso ou infrações de trânsito. Também é recomendado se atentar quanto a existência de taxas adicionais para condutor extra, cadeirinha para criança, GPS e outros incrementos.

Antes de alugar, o locatário precisa se certificar de que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está válida há pelo menos dois anos e garantir que um cartão de crédito em seu nome tem limite disponível para a caução – a mesma que, em tese, deve ser destinada à garantia de um seguro total.

Como cuidado nunca é demais, a orientação final antes de alugar um carro é fazer uma vistoria completa junto ao agente da locadora, registrar qualquer dano já existente com fotos e anotar tudo. Ao devolver o carro, o mesmo procedimento deve ser realizado com intuito de se proteger de cobranças extras.