ECONOMIA

Setor agrícola investe em pavimentação asfáltica para ampliar escoamento da produção no Oeste baiano

Foram realizados investimentos, nos últimos três anos, em 265 quilômetros de pavimentação asfáltica

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 2 de fevereiro de 2024 às 18:52

Os produtores rurais representados pela Aiba investem recursos próprios
Os produtores rurais representados pela Aiba investem recursos próprios Crédito: Divulgação

Para melhorar o escoamento da produção no Oeste baiano, o setor agrícola tem investido em obras de infraestrutura, como pavimentação asfáltica.

De acordo com a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), foram realizados investimentos, nos últimos três anos, em 265 quilômetros de pavimentação asfáltica e, entre 2021 e 2022, em cerca de 560 quilômetros de estradas vicinais e rodovias não asfaltadas na região.

“Pensando no bem comum, os produtores rurais da região Oeste da Bahia, representados pela Aiba e Abapa, têm investido recursos próprios, contado com o apoio do Prodeagro e firmado muitas parcerias com o governo do Estado e prefeituras. O resultado desse empenho tem reflexos em benfeitorias para a região, como pavimentação asfáltica, recuperação e manutenção da malha vicinal, construção e reformas de pontes e o melhoramento do acesso às fazendas para entrada e saída de insumos, e escoamento seguro da produção agrícola da região a outros centros”, afirmou o presidente da Aiba, Odacil Ranzi.

Os produtores rurais representados pela Aiba investem recursos próprios e do Programa para o Desenvolvimento da Agropecuária (Prodeagro). Além disso, contam também com o apoio da Patrulha Mecanizada da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) e da parceria com o governo e com as prefeituras da região.

A Bahia é o maior produtor de grãos do Norte/Nordeste e o segundo na produção nacional de algodão.