Temporal da madrugada alaga ruas e casas em Jacobina

A Defesa Civil do município registrou o acúmulo de 120mm em pelo menos 12h

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 22 de fevereiro de 2024 às 11:38

Em toda a cidade, alagamentos foram registrados por moradores Crédito: Reprodução

Fortes chuvas continuam atingindo diversas cidades da Bahia nesta quinta-feira (22). A Defesa Civil do município de Jacobina, no norte do estado, já registrou, por volta das 7h10 da manhã, o acúmulo de 120mm em 12h. Em toda a cidade, alagamentos foram registrados por moradores.

No bairro da Bananeira, o rio Itapicuru, que em tempos normais vive em situação de seca, chegou a transbordar com o volume de água acumulada. No bairro Jacobina 2, uma casa teve o muro destruído pela força da chuva.

Segundo moradores, a cidade enfrenta chuvas há cerca de uma semana, mas foi na última noite que a precipitação se intensificou. “Já tem uns 8 dias que chove, mas bem pouco, só que ontem a partir das 23h começou a chover forte e parou hoje de manhã, umas 8h30”, conta a operadora de caixa Ana Carolina de Souza, 22.

A dona de casa Vitória Maia, 24, foi uma das pessoas atingidas. A casa da família do marido, onde mora, na Avenida Nossa Senhora da Conceição, no bairro Caeira, ficou completamente inundada. Ela conta que durante a madrugada a residência foi tomada pela água da chuva. Desde as 4h da manhã a família está retirando a água com a ajuda de baldes.

Todos os móveis, roupas e documentos foram perdidos, a única coisa que pôde ser salva foi a televisão. De acordo com Vitória, a assistência social do município afirmou que irá custear novos móveis e uma casa alugada para a família.

A Defesa Civil de Jacobina foi contatada, mas não houve retorno até a publicação desta matéria.

Na última sexta-feira (16) a Prefeitura de Jacobina adiou o início do ano letivo da rede municipal, que deveria iniciar nesta segunda-feira (19), para o próximo dia 4 de março por conta das fortes chuvas, que atrasou a reforma de 30 escolas. O Parque da Macaqueira teve visitação suspensa por conta do risco de acidentes e afogamentos.

De acordo com o Climatempo, a previsão é que nos próximos dias a cidade continue com períodos de chuva. Em todo o estado, o Instituto Nacional de Meteorologia Bahia não descarta volumes de precipitação superiores a 70 mm até a próxima segunda-feira (26).