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Gil Santos
Publicado em 8 de novembro de 2023 às 14:51
Desde que a Prefeitura anunciou que vai construir um túnel subterrâneo para pedestres ligando o Campo da Pólvora ao bairro do Comércio, em Salvador, um dos principais questionamentos da população é se a estrutura terá segurança. Nesta quarta-feira (8), o secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos, explicou que o equipamento será operado por uma concessionária que ficará responsável também pela segurança, e esclareceu o assunto. >
“Todo o percurso terá câmeras de segurança, uma extensão de 920 metros, com uma estação no meio, e que será monitorada. Além disso, haverá segurança nas estações para apoiar os usuários e intimidar alguém que pense em fazer algum tipo de ação. O túnel terá três saídas, o que dificulta rota de fuga, e terá catracas”, explicou.>
A extensão será de 920 metros, e a profundidade será de 15 a 52 metros, dependendo do trecho. Serão 11 minutos para percorrer todo o espaço a pé. O valor da obra ainda está sendo finalizado e o projeto será apresentado ao prefeito Bruno Reis (União Brasil), nesta quinta-feira (9). Não há previsão para o início das obras. >
Estrutura>
As estações terão espaços de interação, com área para cafés, lanchonetes e livraria. Na Rua Guindaste dos Padres, onde ficará uma das entradas e saída da estrutura, haverá boulevard, mobiliário, piso intertravado e iluminação em LED.>
O secretário Luiz Carlos, explicou que uma das pontas do túnel será na estação de metrô do Campo da Pólvora e a outra ficará no bairro do Comércio, nas proximidades da Ladeira da Montanha. No meio do caminho haverá outra estação, na Barroquinha. >
“A estação da Cidade Baixa [Rua Guindaste dos Padres, no Comércio] terá três prédios, sendo dois já existentes e o outro é um espaço vazio em que a gente vai construir, então, será uma estação bem agradável. Quando a pessoa desembarcar terá um espaço de convivência e um ponto de encontro”, explicou. >
A estação da Barroquinha seria construída na Rua 12 de Outubro, mas o projeto não foi aprovado pelo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a parada foi realocada para uma região ao lado da rua, por isso, comércios serão desapropriados e será necessário construir um túnel auxiliar com cerca de 20 metros. >
Dentro do túnel haverá esteiras rolantes, similares as que existem no aeroporto, para facilitar a deslocamento de pessoas com bagagem ou dificuldade de locomoção. A expectativa do Município é de que 3 mil usuários utilizem o túnel, por dia, e a estrutura terá funcionamento nos dois sentidos. >
Nesta semana, equipes técnicas estão visitando a área de intervenção e fazendo o percurso a pé para entender os impactos. A construção do túnel ainda não tem data para ser iniciada. >