Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Apagão geral atinge países da Europa e causa caos

Problema complicou o sistema de transporte e também telecomunicações

  • Foto do(a) author(a) Carol Neves
  • Carol Neves

Publicado em 28 de abril de 2025 às 09:38

Apagão
Apagão Crédito: Shutterstock

Um apagão de grandes proporções deixou diversas regiões da Espanha, da França e de Portugal sem energia elétrica nesta segunda-feira (28). O corte no fornecimento começou por volta do meio-dia, horário local (7h de Brasília), e provocou a paralisação de serviços essenciais nos dois países.

A pane causou interrupções em aeroportos e estações ferroviárias. A operadora ferroviária espanhola, Renfe, suspendeu seus serviços às 12h30. Já a Aena, empresa que administra aeroportos na Espanha, relatou falhas em alguns terminais, mas garantiu que geradores de emergência foram acionados.

Companhias aéreas reportaram dificuldades para operar nos aeroportos de Barajas, em Madri, e El Prat, em Barcelona. Em Lisboa, controladores de tráfego aéreo informaram restrições e redução no movimento do aeroporto da capital portuguesa.

Em Madri, estações de metrô precisaram ser evacuadas, e o trânsito no centro da cidade ficou congestionado devido à falha nos semáforos, de acordo com emissoras de rádio locais. Em Portugal, a situação foi semelhante: a polícia confirmou que semáforos de todo o país pararam de funcionar, o metrô foi fechado em Lisboa e no Porto e o serviço ferroviário ficou suspenso.

Segundo a distribuidora portuguesa E-Redes, a falha se originou de um "problema no sistema elétrico europeu". Para estabilizar a rede, foi necessário cortar a energia em várias áreas. A empresa acrescentou que o problema também afetou regiões da França.

A Red Eléctrica, operadora do sistema elétrico espanhol, informou que os protocolos de restauração foram ativados em colaboração com outras empresas do setor. "Planos de restauração do fornecimento de energia foram ativados em colaboração com empresas do setor após a queda de energia na península. As causas estão sendo analisadas e todos os recursos estão sendo dedicados para resolvê-las", publicou a empresa no X (antigo Twitter).

Cerca de meia hora após o início da crise, a Red Eléctrica informou que começava a restabelecer o fornecimento no norte e no sul da península Ibérica, com a energização progressiva da rede à medida que grupos geradores eram reconectados.

Embora o serviço tenha começado a ser restabelecido, a origem do apagão permanece incerta. Segundo o jornal espanhol "El País", ainda não há explicação oficial, e todas as hipóteses estão sendo consideradas, inclusive a possibilidade de um ataque cibernético.