Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Ex-Bahia aponta atrito com o presidente do clube como motivo da sua demissão

Suposto desentendimento com John Texto foi o motivo da demissão de Renato Paiva no Botafogo

  • Foto do(a) author(a) Pedro Carreiro
  • Pedro Carreiro

Publicado em 30 de junho de 2025 às 20:36

Renato Paiva comandando o Botafogo
Renato Paiva comandando o Botafogo Crédito: Vitor Silva/Botafogo

Renato Paiva, que comandou o Bahia em 2023, não é mais o técnico do Botafogo. A saída do treinador foi confirmada na noite de domingo (29) e, segundo informações do programa Ta On, do SporTV, a decisão foi motivada por divergências táticas que desagradaram John Textor, proprietário da SAF alvinegra.

Em entrevista concedida ao jornalista André Rizek na manhã desta segunda-feira (30), Paiva revelou que a notícia de sua demissão foi repentina e sem qualquer tipo de reunião explicativa. Ele afirmou que foi informado da decisão enquanto ainda estava nos Estados Unidos, onde a delegação permanecia hospedada na Filadélfia após a eliminação diante de um time paulista.

Um dos principais fatores que teriam pesado contra o treinador foi a estratégia adotada no empate em 0 a 0 contra o Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro. A opção por escalar três volantes gerou incômodo em Textor, que teria advertido Paiva, deixando claro que não aceitava ver o Botafogo atuando com uma postura tão defensiva, algo que, em sua visão, contraria o "Botafogo Way", a filosofia ofensiva que a atual gestão busca implementar. A reincidência dessa proposta tática, especialmente diante do mesmo adversário, teria sido decisiva para a ruptura.

Apesar da eliminação na competição internacional, Paiva saiu em defesa de seu trabalho e rejeitou qualquer indício de crise no ambiente do vestiário.

“O Paiva acredita que o Botafogo controlou a partida contra o Palmeiras, e eu concordo com ele. Mas o Textor foi claro ao dizer que não queria mais ver o time jogando daquela forma”, relatou André Rizek durante o programa.

A demissão do técnico também resultou na saída de outros membros de sua comissão técnica. Deixam o clube os auxiliares Ricardo Dionísio e Miguel dos Santos, o preparador de goleiros Rui Tavares e o preparador físico Daniel Castro.