Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Raphinha explica críticas feitas ao Mundial de Clubes: 'muito exigente física e mentalmente'

Atacante reclama do calendário da competição e defende um período de descanso para os jogadores

  • Foto do(a) author(a) Pedro Carreiro
  • Foto do(a) author(a) Estadão
  • Pedro Carreiro

  • Estadão

Publicado em 30 de junho de 2025 às 16:13

Raphinha Barcelona
Raphinha Barcelona Crédito: Divulgação/Barcelona

O atacante Raphinha, do Barcelona e da Seleção Brasileira, voltou a comentar sobre o Mundial de Clubes, que está sendo disputado nos Estados Unidos. Semana passada, o atleta criticou a competição ao dizer ser “injusto os atletas dos times europeus perderem férias por obrigação”. Mais uma vez, ele criticou o calendário da competição e defendeu um período de descanso para os jogadores.

"Dia 13 (de julho) é a final do Mundial e tenho que me apresentar. Então, se o Barcelona estivesse no Mundial e fosse até a final, íamos parar uma semana, não sei, e já voltar para começar a temporada. Pessoal que está lá (no Mundial)... a temporada vai iniciar quando inicia normalmente. Os times terão período curto de férias e vão voltar para uma temporada que é muito exigente física e mentalmente. O corpo chega uma hora que te cobra", disse Raphinha, em entrevista ao GE.

O atleta também criticou as condições nas quais o torneio nos Estados Unidos é disputado. "Acho muito prejudicial ao corpo. Não é querer férias. A probabilidade de lesões cresce pela exigência dos jogos do Mundial. Foram jogos com temperaturas muito altas. Não é vaidade, mas o corpo necessita descanso. Não somos robôs", disparou.

Em sua argumentação, Raphinha citou a exigência física durante as partidas. Com a quantidade de jogos, o atacante afirmou que as equipes não conseguem atingir o melhor rendimento. "O corpo não tem descanso necessário para poder performar no melhor nível fisicamente. Não estou nem pautando qualidades, mas acho que fisicamente é um ponto que é muito exigido durante os jogos, principalmente como está o futebol hoje em dia", concluiu.

Na última temporada europeia, Raphinha entrou em campo 57 vezes pelo Barcelona, anotando 34 gols e distribuindo 22 assistências para os companheiros.