Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Assim como o Brasil, Catar manifesta desejo de sediar o Mundial de Clubes de 2029

País sede da última Copa do Mundo de seleções deve entrar na disputa pela licitação da competição

  • Foto do(a) author(a) Pedro Carreiro
  • Foto do(a) author(a) Estadão
  • Pedro Carreiro

  • Estadão

Publicado em 30 de junho de 2025 às 15:45

Troféu do Mundial de Clubes
Troféu do Mundial de Clubes Crédito: Fifa/Divulgação

O Brasil não terá caminho livre para sediar a próxima edição do Mundial de Clubes. O Catar, país sede da Copa do Mundo de seleções em 2022, que teve a Argentina como campeã, também demonstrou interesse em ser o país sede do torneio e será o principal rival do Brasil no processo de licitação da competição.

De acordo com o jornal espanhol Ás, Samir Xaud, presidente da CBF, conversou com Gianni Infantino, mandatário da Fifa, sobre a possibilidade de fazer do Brasil a sede do torneio daqui a quatro anos. O tema, que primeiramente foi tratado entre os dirigentes de forma privada, depois se tornou público após uma reunião das federações realizada em Miami.

Ainda de acordo com o periódico, a Fifa estaria propensa a realizar o Mundial de Clubes no Brasil para aproveitar a infraestrutura deixada pela Copa do Mundo de futebol feminina, que vai ser disputada em território nacional em 2027.

Nesse ponto, o Catar também conta com uma estrutura a seu favor. A nação do Oriente Médio construiu nove estádios para o torneio de seleções e teria uma organização bem adiantada para bancar a competição de clubes.

O jornal inglês The Guardian informou que representantes cataris conversaram com integrantes da cúpula da Fifa e apostam na boa relação com a entidade como aspecto favorável.

O empecilho para que o próximo Mundial de Clubes seja no Catar seria por conta do calendário, já que o torneio, como a Copa do Mundo de 2022, teria de ser disputado no fim do ano, época do inverno. Além do Catar, Marrocos e Espanha também demonstraram interesse em atuar como sede da competição.