Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Começa o resgate dos 33 mineiros presos em mina no Chile

Antes da descida do experiente socorrista, dois testes foram feitos com a cápsula

  • D
  • Da Redação

Publicado em 13 de outubro de 2010 às 00:09

 - Atualizado há 2 anos

Redação CORREIO

O resgate dos 33 mineiros soterrados em uma mina de cobre no norte do Chile começou por volta das 23h18 desta terça-feira (12), com a descida de Manuel González Pavez, o primeiro socorrista que vai ajudar a subir os trabalhadores.

Pouco depois do início do resgate, os resgatistas, ao lado do presidente Sebastián Piñera e da primeira-dama, cantaram o hino do Chile. Segundo o G1, González, que trabalha para a Codelco, estatal chilena do cobre, levou 17 minutos para descer, aparentemente sem problemas, fez o primeiro contato com os mineiros e foi recebido com emocionados abraços.

Depois, os mineiros o cercaram para receber instruções sobre como será feito o resgate. Florencio Avalos, primeiro a subir, entrou na cápsula, que começou a subir às 23h55. A TV estatal chilena e TVs de todo o mundo transmitem os trabalhos ao vivo.

TestesAntes da descida do experiente socorrista, dois testes foram feitos. Um primeiro, com a cápsula descendo sozinha pelo túnel, para reconhecimento do percurso. Ela ficou alguns minutos dentro do túnel, e voltou.Dois testes foram feitos com a cápsula antes do resgate dos mineiros presos

A cápsula sofreu um dano na porta na primeira descida, segundo a France Presse, e teve de ser ajustada com um martelo. O engenheiro-chefe do resgate, Jorge Sougarret, entrevistado pela TV chilena, disse que isso se deveu a um problema nas rodas ajustáveis da cápsula.Depois, a gaiola entrou novamente no túnel, para percorrer toda a extensão do duto, e voltou.