Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Queridinho dos brasileiros, Portugal vai notificar mais de 4.500 estrangeiros para que deixem o país

Os estrangeiros alvos da ação terão 20 dias para sair, a partir do envio da notificação

  • Foto do(a) author(a) Perla Ribeiro
  • Perla Ribeiro

Publicado em 3 de maio de 2025 às 19:18

Portugal vai notificar mais de 4.500 estrangeiros para que deixem o país
Portugal vai notificar mais de 4.500 estrangeiros para que deixem o país Crédito: Shutterstock

O Governo de Portugal notificará 4.574 estrangeiros em situação irregular para que deixem o país. Ministro da presidência, António Leitão Amaro divulgou a informação em entrevista coletiva neste sábado (3). Segundo ele, 18 mil pessoas devem receber avisos do tipo em breve. Os estrangeiros alvos da ação terão 20 dias para sair, a partir do envio da notificação. Caso isso não aconteça, o governo português poderá expulsá-los do país. A situação deve impactar especialmente brasileiros. Nos últimos anos, uma onda migratória fez com que um grande número de imigrantes tentassem a vida no país europeu. As informações são do UOL.

Só em 2024, 1470 brasileiros tiveram a entrada negada em Portugal. O número é 721% maior em comparação a 2023, quando foram registradas 179 recusas. As informações são do Relatório Anual de Segurança Interna, divulgado pelo governo português. O Brasil lidera o ranking de recusas portuguesas. Na sequência, estão a Angola, com 274 negativas, e o Reino Unido, com 108. Países como os EUA (63) e a Venezuela (58) também estão entre as 10 nacionalidades com mais recusas.

De acordo com informações do Ministério das Relações Exteriores, em 2023, eram cerca de 4,9 milhões de brasileiros e brasileiras residentes no exterior, um aumento de cerca de 400 mil pessoas, em relação ao ano anterior. Em termos de população, as comunidades brasileiras no exterior equivaleriam, segundo o Censo 2022, ao 13º mais populoso estado da federação. As maiores concentrações de brasileiros estão nos Estados Unidos, Portugal, Paraguai, Reino Unido e Japão.

Nos últimos anos, Portugal se tornou o principal destino de brasileiros na Europa, com mais de 368 mil residentes, segundo o relatório da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) 2023. O aumento tem a ver com mudanças econômicas e políticas tanto em Portugal quanto no Brasil e está deixando sua marca nas cidades e na cultura portuguesa. O relatório destaca um aumento de um terço na população estrangeira em Portugal em comparação com 2022, totalizando mais de 1 milhão de pessoas. Nos últimos seis anos, a quantidade de estrangeiros com residência legal em Portugal mais que dobrou, passando de 480 mil em 2017 para mais de um milhão em 2023. Hoje, mais de 10% da população no país é composta por pessoas nascidas no exterior.

A comunidade brasileira tem sido uma das maiores responsáveis por esse crescimento. Muitos brasileiros buscam novas oportunidades em Portugal, atraídos também pelos laços culturais e históricos entre os dois países. Nos últimos anos, a imigração de brasileiros em Portugal tem ganhado cada vez mais destaque. Em 2023, os brasileiros se consolidaram como a maior comunidade estrangeira no país, representando 35,3% do total de estrangeiros residentes, de acordo com o relatório da AIMA. O número de brasileiros com autorização de residência em Portugal alcançou 368.449, um aumento considerável que coloca o Brasil em uma posição de destaque no cenário migratório português.