Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

'Tubarões-cocaína' estariam comendo drogas jogadas no mar por traficantes

Cientistas estão investigando fenômeno na Flórida

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de julho de 2023 às 12:33

null Crédito: Reprodução

Um grupo de cientistas está investigando se milhares de tubarões que nadam na costa da Flórida, nos Estados Unidos, ingeriram grandes quantidades de cocaína jogadas ao mar por traficantes. O tema é alvo de um documentário que estreará no Discovery Channel chamado "Cocaine Sharks" (Tubarões-cocaína, em tradução livre).

Milhares de tubarões na costa da Flórida podem ter ingerido grandes quantidades de cocaína deixadas na água por traficantes de drogas que tentavam levar seu produto para os EUA. O biólogo marinhoestá investigando o fenômeno, que é tema de

"A história mais profunda aqui é a maneira como os produtos químicos, fármacos e drogas ilícitas estão entrando em nossas águas - em nossos oceanos - e que efeito eles poderiam ter nesses delicados ecossistemas oceânicos", disse o biólogo marinho Tom Hird, líder da equipe, à revista Live Science.

No documentário, Hird entrevista pescadores que relatam histórias de tubarões supostamente viciados em drogas. Durante um mergulho, eles encontraram um tubarão-martelo se comportando de maneira estranha.

Para testar, Hird e sua colega, Tracy Fanara, criaram um experimento onde embalagens semelhantes em tamanho e aparência a fardos de cocaína reais são jogados na água. Eles observaram tubarões indo direto para os fardos, mordendo-os e até levando-os embora.

Em outro, eles fizeram uma "bola de isca" de pó de peixe que desencadearia uma onda de dopamina semelhante a uma dose de cocaína. Os tubarões ficaram aparentemente "chapados".

"Acho que temos um cenário potencial de como seria se você desse cocaína aos tubarões", disse Hird no filme. "Nós demos a eles o que eu acho que é a próxima melhor coisa. [Isso] colocou [seus] cérebros em chamas. Foi uma loucura", disse o especialista.