300 pontos de ônibus de Salvador ganham mapas interativos

salvador
08.11.2019, 17:46:00
Atualizado: 08.11.2019, 17:54:40
(Jefferson Peixoto/Secom)

300 pontos de ônibus de Salvador ganham mapas interativos

Usuários podem interagir com placas através de um aplicativo

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Os usuários de transporte público de Salvador contam, a partir desta sexta-feira (8), com mapas ilustrados em 300 pontos de ônibus espalhados pela capital.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade (Semob), ao todo foram instalados 800 mapas, que visam informar passageiros e turistas que fazem uso do transporte público municipal. Foram contempladas as estações localizadas nos principais corredores de tráfego de Salvador.

Os mapas trazem informações sobre os ônibus que passam no local, roteiros e o desenho de cada percurso até o final de linha. Além disso, o passageiro pode se conectar ao aplicativo CittaMobi, por meio de QR Code, e conferir a previsão de horário dos coletivos. Para isso, basta posicionar o celular na direção do código. Ainda segundo a pasta, as placas são feitas com material resistente e suportam água, riscos e incidência dos raios solares.

De acordo com o secretário de Mobilidade, Fábio Mota, a implantação dos mapas atende a uma demanda antiga. “A população sempre questionou sobres quais ônibus passam em determinado ponto. Os mapas agora vêm para suprir essa necessidade, deixando o usuário informado sobre os ônibus que passam por ali. Além disso, o QR Code possibilita o acesso ao CittaMobi, facilitando as informações sobre a previsão de todas as linhas da parada onde ele se encontra. Tudo isso melhora a qualidade do sistema de transporte público em Salvador”, destaca Mota.

Áreas contempladas
Inicialmente, foram contemplados os principais corredores de tráfego de Cajazeiras e do Subúrbio. São 31 mapas em Cajazeiras, 16 na região Subúrbio/Ilhas, 15 em São Caetano/Liberdade, 16 no percurso entre o Cabula/Tancredo Neves, 14 em Pau da Lima, 29 na Cidade Baixa, 46 nas localidades do Centro e Brotas, 69 nos pontos que vão da Barra a Pituba e 83 na região da Orla Atlântica (Itapuã), totalizando 300 pontos identificados por toda a cidade.

Segundo a Semob, o estudo para implantação dos mapas considerou quais eram os pontos de ônibus em locais com grande demanda, como as Avenidas Lafayete Coutinho (Contorno), Mário Leal Ferreira (Bonocô), Luiz Viana (Paralela), Suburbana, ACM, Juracy Magalhães Júnior, Vasco da Gama, região da Sete Portas e Rua Anita Garibaldi.

 


***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pf-cumpre-mandados-contra-quadrilha-que-fraudou-mais-de-r-4-milhoes-do-inss/
O grupo é investigado por, pelo menos, 80 benefícios previdenciários suspeitos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/5-filmes-que-voce-deve-assistir-para-apreciar-as-trilhas-de-ennio-morricone/
Compositor, que morreu aos 91 anos, era grande nome da música no cinema
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rapper-baiano-hiran-lanca-segundo-disco-galinheiro/
Disco tem participações especiais de Tom Veloso, Majur e outros artistas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/serie-baiana-que-revela-salvador-sombria-ja-esta-disponivel-no-amazon-prime/
Produção tem roteiro e direção de Julia Ferreira, baiana que estudou cinema em Londres e Madri
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/netos-de-luiz-gonzaga-divulgam-nota-de-nojo-por-uso-de-musica-em-live-de-bolsonaro/
Jair Bolsonaro convidou o presidente da Embratur para tocar durante a live da última quinta
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/moradores-da-lapinha-falam-ao-contrario-e-tem-um-dialeto-o-gualin/
Há meio século, falar ao contrário é considerado sinal de pertença para os moradores “raiz” do bairro da Lapinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/elza-soares-aos-90-e-cheia-de-projetos/
Cantora lança releitura de 'Juízo Final' e faz live neste sábado (4), com participação de Flávio Renegado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/como-tratar-a-dor-da-chikungunya-entenda-fases-da-doenca/
Registro de casos aumentou 440% na Bahia nos últimos seis meses; sintoma pode se tornar crônico e durar anos
Ler Mais