salvador

36 escolas têm atividades suspensas por falta de água em Salvador

Cerca de 8 mil alunos foram afetados

  • D
  • Da Redação

Publicado em 14 de março de 2023 às 15:17

 - Atualizado há um ano

. Crédito: EBC

Trinta e seis escolas da rede municipal estão com atividades suspensas por falta de água nesta terça-feira (14), em Salvador. Quatro outras estão em funcionamento parcial, devido a uma obra da Embasa.

De acordo com a Secretaria Municipal da Educação (Smed), cerca de 8 mil alunos foram afetados pela suspensão de água feita pela Embasa. A obra, no entanto, foi concluída na noite da segunda (13). A previsão é de que o fornecimento seja retomado gradativamente, com regularização em 48 horas.

De acordo com a Embasa, a obra é interligação de um trecho duplicado de 4 km da adutora principal do sistema integrado de abastecimento de água (SIAA) de Salvador e RMS. O novo trecho interliga a adutora existente em dois pontos: o primeiro ocorrerá próximo à Bahiafarma, em Simões Filho; e o segundo nas imediações do bairro da Palestina, em Salvador. Outros 46 serviços de manutenção preventiva na infraestrutura do sistema também foram finalizados.

A interligação teve o investimento de R$ 106 milhões e, de acordo com a empresa, vai reforçar a oferta de água, principalmente na região do Subúrbio Ferroviário de Salvador, com um aumento de vazão da ordem de 800 litros por segundo.

A adutora principal de água tratada do SIAA de Salvador e RMS é responsável por transportar água da Estação de Tratamento de Água (ETA) Principal, em Candeias, para grande parte de Salvador e alguns municípios da RMS.  

Durante a parada programada, o sistema integrado de Amélia Rodrigues, que recebe água produzida na ETA Principal a partir da captação na barragem de Pedra do Cavalo, também passou por alguns serviços de manutenção.

Localidades onde houve interrupção do fornecimento:  

Salvador – Aeroporto, Águas Claras, Alto da Terezinha, Alto do Cabrito, Alto do Coqueirinho, Arenoso, Arraial do Retiro, Bairro da Paz, Barreiras, Boa Viagem, Boa Vista de São Caetano, Boca da Mata, Bom Juá, Bonfim, CAB, Cabula, Cabula VI, Cajazeiras, Calabetão, Calçada, Caminho de Areia, Campinas de Pirajá, Canabrava, Capelinha, Cassange, Castelo Branco, Colinas de Periperi, Coutos, Curuzu, Dom Avelar, Doron, Engomadeira, Fazenda Coutos, Fazenda Grande, Fazenda Grande do Retiro, Granjas Rurais Presidente Vargas, IAPI, Ilha Amarela, Ilha de Bom Jesus dos Passos, Ilha de Maré, Ilha dos Frades, Itacaranha, Itapuã, Jaguaripe I, Jardim Cajazeiras, Jardim Cruzeiro, Jardim das Margaridas, Jardim Nova Esperança, Jardim Santo Inácio, Liberdade, Lobato, Mangueira, Marechal Rondon, Mares, Massaranduba, Mata Escura, Mirantes de Periperi, Monte Serrat, Moradas da Lagoa, Mussurunga, Narandiba, Nova Brasília, Nova Constituinte, Nova Esperança, Novo Horizonte, Novo Marotinho, Palestina, Paripe, Pau da Lima, Periperi, Pernambués, Pero Vaz, Piatã, Pirajá, Plataforma, Porto Seco Pirajá, Praia Grande, Resgate, Retiro, Ribeira, Rio Sena, Roma, Saboeiro, Santa Luzia, Santa Mônica, São Caetano, São Cristóvão, São Gonçalo, São João do Cabrito, São Marcos, São Rafael, São Thomé, Sete de Abril, Stella Maris, Sussuarana, Tancredo Neves, Trobogy, Uruguai, Vale dos Lagos, Valéria, Vila Canária e Vista Alegre.  

Municípios da RMS

Simões Filho, Lauro de Freitas, São Francisco do Conde, Candeias,  Madre de Deus, Santo Amaro, Saubara, Camaçari (localidade de Busca Vida) e São Sebastião do Passé (localidade Maracangalha).      

Municípios da região de Amélia Rodrigues

Amélia Rodrigues, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Terra Nova e Teodoro Sampaio.