4 homens são presos na Bahia durante operação contra pirataria virtual

Suspeitos estavam nas cidades de Eunápolis e Porto Seguro

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de junho de 2022 às 11:26

. Crédito: .

Quatro suspeitos de envolvimento com crimes de pirataria virtual foram presos pela Polícia Civil na manhã desta terça-feira (21), durante a deflagração da quarta fase da ‘Operação 404’, nos municípios de Eunápolis e Porto Seguro, no sul da Bahia. A ação faz parte de uma mobilização internacional coordenada pela Secretaria de Operações Integradas (Ministério da Justiça e Segurança Pública), Polícias Civis de diversos estados brasileiros e Agências de Aplicação da Lei dos Estados Unidos e Reino Unido. 

Durante o cumprimento de prisão temporária e busca e apreensão, foram apreendidos automóveis de luxo, computadores e documentos que ajudarão na investigação. Participam da operação nacional policiais da Bahia, Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Pará e Pernambuco. 

Todos os envolvidos foram encaminhados para a sede da Coorpin, em Eunápolis, onde passaram por exames de corpo de delito no Departamento de Polícia Técnica e seguem à disposição da Justiça. O nome “Operação 404” faz referência ao código de resposta do protocolo HTTP para indicar que a página não foi encontrada ou está indisponível.

Além das prisões na Bahia, três pessoas foram presas em flagrante em São Paulo, uma foi presa em flagrante em Goiás e outras duas foram presas em flagrante em Minas Gerais.

O Ministério da Justiça diz que os investigados capturavam o sinal de canais de TV fechada e cobravam para repassá-los para assinantes de serviços piratas. O dano causado seria de R$ 366 milhões por ano.

Na operação, também foram bloqueados 266 sites e 461 aplicativos de streaming pirata e removeram perfis e páginas de redes sociais e de buscadores da internet. Dos sites bloqueados, seis eram dos Estados Unidos e 53 ficavam baseados no Reino Unido. (Foto: Divulgação)