40% dos eleitores da Região Metropolitana têm títulos cancelados, diz TRE-BA

Prazo para a regularização da biometria junto à Justiça Eleitoral começa dia 8 de abril

  • Foto do(a) author(a) Yasmin Garrido
  • Yasmin Garrido

Publicado em 25 de fevereiro de 2019 às 17:00

- Atualizado há um ano

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) divulgou nesta segunda-feira (25) que 40% dos eleitores da Região Metropolitana de Salvador (RMS), dos municípios de Simões Filho, Candeias, Lauro de Freitas e Dias D’Ávila tiveram seus títulos cancelados. 

Os 327,3 mil eleitores tiveram até a última sexta-feira (22) para realizar a biometria. No entanto, apenas cerca de 60% efetuaram o procedimento. Ou seja, 40% estão com a situação irregular perante a Justiça Eleitoral.

Apesar do cancelamento, é possível regularizar a situação a partir do dia 8 de abril. Segundo o tribunal, os cartórios vão interromper as atividades entre 25 de fevereiro e 5 de abril, quando retomam para atender novamente àqueles que não efetuaram a biometria.

O tribunal ainda destacou que, entre os quatro municípios, Candeias foi o que apresentou maior proporção de eleitores biometrizados, com 70,35%, seguido por Dias D’Ávila (67,74%), Simões Filho (63,56%) e, por último, Lauro de Freitas (54,76%). Foto: Divulgação O TRE-BA pede aos eleitores que não deixem de regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral, já que isso pode impedir que eles tirem passaporte, recebam aposentadoria ou pensão paga pelo governo federal, além de ficarem impossibilitados de fazer matrícula em instituição de ensino superior e tomar posse em cargo público, e outros.

Ainda de acordo com o TRE-BA, fica facultado aos juízes eleitorais das zonas em revisão reiniciar o atendimento ao eleitor antes do término do período de suspensão. Mas, o certo mesmo é que a partir de 8 de abril os eleitores compareçam aos postos ou cartórios da Justiça Eleitoral tendo em mãos um documento oficial com foto e comprovante de residência.

* Com supervisão da subeditora Fernanda Varela