7 plataformas de cursos de libras online e gratuitos

educamais
09.05.2019, 14:09:00
Atualizado: 09.05.2019, 14:22:44
Os cursos de Libras são uma oportunidade para quem entende a importância de conhecer a Língua Brasileira de Sinais (Shutterstock)

7 plataformas de cursos de libras online e gratuitos

Conteúdos diferenciados e a possibilidade de escolher horário e local para estudar

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Os cursos de Libras online e gratuitos são uma oportunidade para quem entende a importância de conhecer a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para promover a comunicação e inclusão da população de surdos do país. De acordo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui ao menos 10 milhões de pessoas surdas. Portanto, difundir o conhecimento sobre a Libras é fundamental para inclusão social. Confira abaixo as melhores plataformas para aprender libras online

USP – Universidade São Paulo 
O curso de Libras gratuito da USP é um dos mais conhecidos e não exige cadastro para acesso às aulas. O conteúdo está disponível no site e-disciplinas da universidade e aborda a língua de sinais, a surdez, educação de surdos e a cultura surda. O curso é composto por videoaulas, apostilas e exercícios. A formação não oferece certificado.

Escola Virtual do Governo (EVG)
Com carga horária de 60 horas, o curso de Libras gratuito da EVG conta com material didático, guias práticos e conteúdo diversificado sobre a linguagem de sinais. Para quem conclui a formação é disponibilizado um certificado da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A inscrição é online pelo site da EVG

SESI - Serviço Social da Indústria
Por meio do portal online do Sesi (Serviço Social da Indústria) é possível realizar a inscrição no curso de Libras com certificado gratuito de 40 horas. O conteúdo programático aborda as noções básicas da Língua Brasileira de Sinais, aspectos históricos e legais, além de questões gramaticais da Libras.

GINEAD
O Instituto Nacional de Ensino a Distância oferece o curso básico de Libras com carga horária de 50 horas. Os inscritos no curso terão acesso a aulas sobre o que é surdez, apresentação a Libras, variações linguísticas, o alfabeto brasileiro de sinais, além dos sinais para família, cores, animais, etc. A inscrição acontece pelo site do Ginead, mas o certificado é emitido mediante pagamento de uma taxa estabelecida pelo instituto. 

Aplicativo Hand Talk 
Disponível para Android e iOS, o Hand Talk é um aplicativo que conta com diferentes funcionalidades. Entre elas é possível que o usuário tenha um tradutor de voz e texto para libras. Além disso, o app possui um intérprete virtual chamado de Hugo que ensina termos em libras para profissões, saudações, sinais, cores, números, etc.

Librazuka 
Librazuka é um aplicativo que tem como objetivo contribuir com a difusão do entendimento sobre a linguagem brasileira de sinais. Disponível para Android e iOS, a plataforma possui conteúdo lúdico e linguagem simples para facilitar o aprendizado.

Cursou 
O Cursou é um site que reúne diferentes cursos online e gratuitos em diferentes áreas do conhecimento. Na plataforma é possível encontrar cursos de Libras com e sem certificado. As formações são fáceis e rápidas e têm como objetivo oferecer acesso livre ao aprendizado em diferentes categorias. Para ter acesso aos cursos realize a inscrição gratuita no portal Cursou

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas