Advogado e ex-vice-governador da Bahia, Luiz Viana Neto será sepultado neste sábado

salvador
14.05.2022, 09:44:00
(Fotos: Reprodução)

Advogado e ex-vice-governador da Bahia, Luiz Viana Neto será sepultado neste sábado

Morto na última sexta-feira (13), ele também foi deputado federal por quatro mandatos e senador pela Bahia

O corpo do ex-vice-governador da Bahia, Luiz Viana Neto, 88 anos, será sepultado neste sábado (14), às 15h, no Cemitério Campo Santo, na Federação. Vice-governador da Bahia entre 1979 e 1983, ele morreu na última sexta-feira (13), aos 88 anos, em Salvador. A causa não foi divulgada. 

Político, empresário, advogado e professor de Direito, Viana Neto foi também deputado federal por quatro mandatos e senador pelo estado baiano. Filho de Luís Viana Filho, ex-governador da Bahia, e de Julieta Pontes Viana, o ex-vice-governador também era tio de  Luiz Viana Queiroz, ex-presidente da OAB da Bahia e ex-vice-presidente da OAB Nacional. 

A entidade divulgou nota de pesar sobre o falecimento de Viana Neto. “A OAB da Bahia comunica, com profundo pesar, o falecimento do advogado, professor de Direito, empresário e político Luiz Vianna Neto (OAB 1449), 88 anos, ocorrido nesta sexta-feira (13) em Salvador, ao tempo em que se solidariza com familiares, amigos e colegas enlutados”, escreveu. 

O empresário Antonio Carlos Júnior, presidente do conselho de administração da Rede Bahia, lamentou a morte do ex-vice-governador. "Luiz Viana foi um grande empresário da Bahia e um político respeitado. Lamentamos muito a perda deste grande homem", disse ao CORREIO.

Ex-prefeito de Salvador, ACM Neto também falou da morte do ex-deputado. “Luiz Viana Neto foi um grande amigo da minha família, especialmente do meu avô Antônio Carlos Magalhães. [...] Como empresário, professor universitário e político, Luiz Viana Neto contribuiu muito para o desenvolvimento da Bahia. Com certeza, vai deixar muita saudade, Neste momento de profunda tristeza, quero prestar minha solidariedade aos familiares e amigos. Que Deus dê força e conforte o coração de todos”, disse Neto.

Vida
Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia em 1955 e doutor em Direito pela Universidade de Paris em 1957, Luiz Vianna Neto atuou também como professor na UFBA. Além disso, foi empresário da construção civil e das comunicações. Foi eleito deputado federal em 1966,  mas, logo depois, assumiu a Secretaria de Assuntos Municipais e Serviços Urbanos quando seu pai governava a Bahia, entre 1967 e 1971.

Luiz Vianna Neto também já foi Diretor do Banco do Estado da Bahia no primeiro governo Antônio Carlos Magalhães foi eleito deputado federal em 1974 e foi escolhido vice-governador do estado quando Magalhães retornou ao Palácio de Ondina por indicação do presidente Ernesto Geisel em 1978.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas