AGU diz que exames de Bolsonaro, já entregues ao STF, deram negativo

brasil
13.05.2020, 06:37:46
Atualizado: 13.05.2020, 06:42:29
(Marcos Corrêa/PR)

AGU diz que exames de Bolsonaro, já entregues ao STF, deram negativo

Gabinete de Lewandowski comunicou que os exames foram recebidos às 22h desta terça

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

A Advocacia-Geral da União (AGU) informou na noite desta terça-feira (12) que entregou ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski os exames que o presidente Jair Bolsonaro fez para detectar o novo coronavírus. "Os laudos confirmam que o presidente testou negativo para a doença", diz nota da AGU.

O gabinete de Lewandowski comunicou que os exames foram recebidos às 22h desta terça e serão encaminhados para análise do ministro na manhã da quarta-feira, 13.

Cabia a Lewandowski a palavra final sobre uma ação aberta pelo jornal O Estado de S.Paulo para ter acesso aos testes. Bolsonaro informou em março que fez dois exames e que ambos deram negativo para covid-19, mas se recusava a apresentar os laudos até esta terça.

A Justiça Federal de São Paulo e o Tribunal Regional Federal da 3ª Região garantiram o acesso do jornal aos exames, mas o Superior Tribunal de Justiça acolheu o recurso da AGU na sexta-feira, 8, e manteve o sigilo sobre os documentos.

O Estado então recorreu ao STF, que direcionou o caso para Lewandowski nesta terça. A AGU se antecipou a qualquer decisão do ministro e resolveu apresentar os exames.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas