Algumas lições que a prática do trabalho voluntário pode nos dar

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • D
  • Da Redação

Publicado em 5 de dezembro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Sou sempre questionado por algum jovem se trabalho voluntário é importante para se destacar em processos seletivos ou para seu futuro no emprego. A resposta mais honesta possível é, sim! Mas não só para o futuro profissional. É importante porque nos ajuda a abrir os olhos para a realidade que nos cerca e para gerar impacto positivo que ultrapasse os nossos muros.

A troca de experiências que o voluntariado proporciona é rica e nos ajuda a criar empatia e, especialmente, nos dá um propósito. Em uma época veloz e digital, como a que vivemos, poder dedicar parte do nosso cada vez mais escasso tempo a uma causa que nos toque é de uma riqueza ímpar.

Oportunidade para isso não falta. Afinal, estamos falando de mais de 800 mil ONGs no Brasil, de acordo com dados do Ipea, e de cerca de 7,4 milhões de brasileiros que fizeram algum tipo de trabalho voluntário em 2017, segundo o IBGE. É muita gente junta querendo melhorar o mundo em que vive e tentando construir um legado para as gerações futuras.

A satisfação de saber que mesmo um pequeno gesto seu foi capaz de transformar a vida de alguém é indescritível. Recentemente, pude sentir na pele o que é isso ao ter o privilégio de conhecer o Edu Lyra, da ONG Gerando Falcões. Ele é um verdadeiro empreendedor e fundador de uma organização que, como ele diz, faz a diferença na quebrada. Ele chegou até a mim com um pedido: ajudá-lo a fazer gestão. Topamos na hora.

Quando olhamos para o trabalho de tantas ONGs, vemos que elas se esforçam para atingir um sonho que também é nosso: unir as pessoas por um mundo melhor. No nosso dia a dia, atendemos e visitamos diversas comunidades pelo país. Percebemos que tínhamos algo muito especial para compartilhar com elas: nosso sistema de gestão. Pensando nisso tudo, a Ambev lançou neste ano o VOA, programa para compartilhar com ONGs de todo o país nosso conhecimento e ferramentas de gestão.

Acreditamos que, com as ferramentas certas, todo mundo pode voar mais longe e é isso que estamos fazendo com o VOA. O engajamento interno no projeto nos deixou contentes. Mais de 700 funcionários se candidataram como voluntários e, com isso, conseguimos ajudar mais de 180 ONGs em todo o Brasil a traçar e implementar projetos para potencializar seus impactos.

Para concluir esse ciclo e também comemorarmos o Dia Internacional do Voluntariado, realizaremos, no próximo dia 1º, o Dia do VOA. ONGs de 10 cidades brasileiras recebem visitas de nossos voluntários para realizarem atividades que vão desde workshops de gestão, reformas nas organizações a doação de brinquedos e livros.

Bernardo Paiva é presidente da Cervejaria Ambev

Opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores