Alunos da escola SESI Reitor Miguel Calmon vencem Desafio Agenda Bahia SESI Microsoft IA

A competição proposta envolveu todas as escolas de ensino médio da Rede SESI, que recebeu 48 projetos na primeira fase do desafio

  • D
  • Da Redação

Publicado em 15 de outubro de 2020 às 15:13

- Atualizado há um ano

Com o projeto Inteligência Artificial nos Centros de Compras, João Victor Peneda, Davi Maciel, Felipe Cruz, Gabrielle Silva, Luana Carolina e Maria Clara, alunos da escola SESI Reitor Miguel Calmon, foram os vencedores do Desafio Agenda Bahia SESI Microsoft IA. A competição proposta envolveu todas as escolas de ensino médio da Rede SESI, que recebeu 48 projetos na primeira fase do desafio.  Na segunda e última fase foram escolhidos sete trabalhos para participar de um processo de aperfeiçoamento e mentoria com os parceiros SENAI, Microsoft e o CORREIO.   O Desafio Agenda Bahia SESI Microsoft IA surgiu tendo como foco as ferramentas da Inteligência Artificial (IA). Em um mundo cada vez mais conectado, o volume de dados gerados é a mais nova oportunidade de promover ações empreendedoras. Os vencedores conquistaram um prêmio especial oferecido pela Microsoft, o curso AZ-900. Esse Curso é voltado para pessoas interessadas em conhecer a Nuvem Microsoft e já garantir sua primeira certificação nessa tecnologia, formação valiosa nos currículos de quem deseja conquistar espaço no mercado de trabalho.  Durante o maior evento virtual da Rede SESI de Educação e Cultura, a Mostra SESI Steam, o Desafio Agenda Bahia SESI Microsoft IA terá um destaque especial, em uma sala exclusiva para apresentação dos sete trabalhos. As equipes desenvolveram um vídeo e um resumo descritivo das suas ideias, que podem ser visitados durante o evento de 21 a 23 de outubro, no site do SESI. No dia 22 às 14h será realizada uma live com o Moises Santos Cloud Solution Architect - Data & AI da Microsoft e a equipe vencedora da competição. A live será transmitida pelo canal YouTube da Escola SESI Bahia.   O Desafio Agenda Bahia SESI Microsoft IA é uma ação da parceria entre o Sistema FIEB, no âmbito do SESI, com o evento Agenda Bahia que envolve educação, aprendizagem, tecnologia e habilidades para o futuro. O Fórum Agenda Bahia 2020 é uma realização do CORREIO, com o patrocínio do Hapvida, parceria do Sebrae, apoio da Braskem, Claro, Sistema FIEB, SMARTie e SINDIMIBA e apoio institucional da Rede Bahia e da rádio GFM 90,1.

Projeto vencedor:IA nos Centros de Compras: Este projeto de pesquisa tem como objetivo ressaltar os benefícios da inteligência artificial por meio de assistentes virtuais nos centros de compras, de modo a promover o bem-estar do cliente, bem como a otimização de gastos. A conversão eficiente do comprador e a venda repetida não são mais importantes, são essenciais. A inteligência artificial possibilita que maquinas aprendam com experiências, adequando-se a novos dados e executando tarefas como seres humanos, o que torna mais fácil oferecer o que os clientes querem e quando desejam, e partindo de um princípio: Compreender o gosto da clientela em tempo real.  O desempenho destes assistentes virtuais em satisfazer as necessidades dos compradores e atender a diversos pedidos remotamente acarreta em diversos benefícios, dentre eles a alavancagem de venda, otimização de gastos e redução de avaliações negativas.

Projetos selecionados:Recicla Mais: Jogo interativo educativo, realizado na plataforma virtual Flutter, denominado de Recicla Mais, fundamentado em desenvolver a consciência principalmente do público infanto-juvenil, sobre o descarte correto do lixo, através das funções de cada lixeira e suas respectivas cores. Com o desenvolvimento deste projeto, surgiram múltiplas observações relacionadas ao tema, tais como: a influência positiva do hábito de preservação e conservação do meio ambiente; o público alvo interfere diretamente na melhoria das condições ambientais das gerações futuras; normalizar a abordagem da educação ambiental. 

Housetable: O projeto visa trazer conforto, praticidade e modernidade ao consumidor com uma tecnologia avançada que oferece eficiência. No Brasil, 47% dos internautas combinam acesso entre computador e celular. Os que usam apenas dispositivos móveis somam 49%, vemos que o brasileiro é o que passa mais tempo na internet, com isso despertaria interesses ao novo app Housetable, por ser parecido com um celular, e ao mesmo tempo divertido.  A maioria da população não conseguem concluir as suas atividades do dia a dia, pois tendo como obrigação, chegar cedo no trabalho, cuidar da casa, família,inúmeras coisas . Portando o app pode ser a solução, ajudando com essas atividades, ganhando tempo.

Studys ´IA melhorando a sua inteligência:  plataforma de livre acesso, que possui um banco de dados organizados pela I.A - inteligência artificial, com o objetivo de proporcionar uma busca mais rápida por exercícios, e que atenda ao nível do aluno, fazendo uma análise e entendendo individualmente como cada aluno, consegue aprender e resolver questões.

A Inovação da Tecnologia agregada ao setor de Aquisição da Moda: Com o intuito de propor um avanço significativo na indústria da moda e do vestuário, usar a inteligência artificial para dar devidas recomendações às pessoas sobre o produto que ela deseja adquirir. Esta ferramenta funcionará nos estabelecimentos da moda dos centros comerciais por meio de uma inteligência que permite o auxílio digital para que o cliente possa escolher o que deseja com mais facilidade, otimizando tempo. Essas recomendações serão feitas com base no gosto daquele comprador, como o estilo que ele gosta, quais são as preferências, cores, modelos, qual é o tipo de peça que ele procura. E enfim juntar todos esses dados, de clientes, e cruzá-los possibilitando uma recomendação válida de acordo com o que cada pessoa quer.

Controle de água em locais de difícil acesso: A intenção deste projeto é contribuir para o controle de qualidade da água de poços artesianos, ou em outros tipos de reservatórios, através da inteligência artificial. Com os dados recolhidos através desse sistema, usuários da água poderão saber regularmente se a substância que está chegando em suas residências é de fato água potável, ou seja, própria para o consumo. Após a implantação do sensor, serão coletados dados sobre água, e caso algo esteja fora dos padrões recomendados, será enviado um relatório para os smartphones dos moradores da região, sinalizando o problema e sugerindo uma possível solução para o problema. Isso evitará que, mesmo que a água contendo impurezas e/ou doenças cheguem às torneiras, seja ingerida por grande parte da população que vive da água vinda da fonte onde o sistema está implantado.