Alunos da pré-escola poderão receber livros didáticos

educamais
27.05.2020, 13:59:00
Atualizado: 27.05.2020, 14:00:27
(Foto: Shutterstock)

Alunos da pré-escola poderão receber livros didáticos

Previsão é que os alunos dessa etapa de ensino recebam os livros a partir de 2022

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Com o objetivo de levar livros adequados para cada faixa etária da Educação Infantil, o Ministério da Educação (MEC) publicou um edital que prevê a possibilidade de aquisição de livros didáticos para alunos da pré-escola. Com essa medida, pretende-se contribuir com o desenvolvimento de habilidades importantes para essa etapa. A previsão é de que os alunos recebam os livros a partir de 2022.

Essa é uma das principais novidades do texto publicado no Diário Oficial da União (DOU), que abriu o processo de aquisição de obras didáticas, literárias e pedagógicas do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).

De acordo com o edital, os livros serão destinados às escolas da educação básica pública, das redes federal, estadual, municipal e do Distrito Federal, e das instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o poder público. Estudantes e professores com deficiência poderão ser atendidos com os mesmos materiais distribuídos às suas escolas em formato acessível. O intuito é proporcionar uma aprendizagem mais efetiva e inclusiva.

O documento prevê a oferta de três tipos de obras, sendo:
1- Obras didáticas destinadas aos estudantes, professores e gestores da educação infantil;
2- Obras literárias destinadas aos estudantes e professores da educação infantil;
3- Obras pedagógicas de preparação para alfabetização baseada em evidências.

Solicitação
As instituições de ensino interessadas em participar do processo de aquisição de obras didáticas, literárias e pedagógicas do PNLD poderão realizar todo o procedimento através da plataforma Simec.

*Com informações do MEC

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas