Aniversário de Salvador será celebrado com missa e inaugurações nesta sexta (29)

salvador
28.03.2019, 10:33:00
Atualizado: 28.03.2019, 11:23:12
(Foto: Divulgação)

Aniversário de Salvador será celebrado com missa e inaugurações nesta sexta (29)

Celebração ocorre na Igreja do Bonfim

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Salvador completa nesta sexta-feira (29) 470 anos de fundação. No dia do aniversário uma série de atividades acontecerá na cidade para celebrar a data com a presença do prefeito ACM Neto em todas ações. A programação começa com uma missa de ação de graças, às 9h, na Igreja do Bonfim. 

Logo depois, às 10h30, serão iniciadas as obras de requalificação do segundo trecho da orla de Ondina, entre as praças das Gordinhas e a Orugan. O projeto, elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), prevê alargamento de calçadas, requalificação da ciclovia, implantação de iluminação em LED, decks e guarda-corpos. 

Mas a principal mudança, nessa segunda etapa, se dará no trânsito, com o objetivo de aumentar a segurança de pedestres, ciclistas e motoristas. A partir da Rua Sabino Silva até a sinaleira da Praça das Gordinhas, as vias passarão a ter sentido único. A Avenida Oceânica terá sentido único de tráfego da Barra para o Rio Vermelho, enquanto a via marginal, a Avenida Presidente Vargas, fará o fluxo inverso. 

Depois, às 11h30, será inaugurado o novo Centro de Referência de Assistência Social (Creas) do Garcia, na Rua Pacífico Pereira, número 34 (em frente ao Colégio Vieirinha). O público-alvo do centro são crianças e adolescentes vítimas de exploração sexual, mulheres em situação de violência, menores em cumprimento de medida socioeducativa, entre outros. O atendimento sempre tem como foco a família, não somente o indivíduo.

Com essa nova unidade, Salvador passará a contar com sete Creas. Todos eles contam com psicólogo, assistente social, advogado e educador social, desenvolvendo ainda ações como atendimento e acompanhamento; entrevistas; visitas domiciliares e institucionais; encaminhamentos à rede socioassistencial; reuniões e ações comunitárias; palestras voltadas às famílias e à comunidade; oficina de convivência e de trabalho socioeducativo; e campanhas socioeducativas.

Pela tarde, a partir das 15h, ACM Neto entrega a obra de contenção de encosta da Rua José Sales, na Fazenda Grande do Retiro. A área beneficiada é de 1,2 mil metros quadrados. A solução encontrada foi utilizar a técnica do solo grampeado para a contenção. 

Às 16h30, a Prefeitura inaugura o Centro Comunitário Mãe Carmen, construído nas instalações do Ilé Iyá Omi Àse Iyamasé, popularmente conhecido como Terreiro do Gantois, na Federação. A estrutura dará suporte aos projetos sociais que já ocorrem na casa, ampliando o atendimento à população do bairro e localidades adjacentes. 

O centro comunitário leva o mesmo nome da ialorixá do templo religioso e foi projetado pela FMLF. A unidade possui um salão com capacidade para 50 pessoas no primeiro andar, uma sala para cursos, uma para percussão e leitura e um consultório médico. 

 Às 18h, será a vez do programa Iluminando Nosso Bairro, lançado ontem (27) no Calabar, chegar à localidade de Nova Constituinte, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Na região, 136 ruas receberão lâmpadas em LED. A programação se encerra com a presença do prefeito na abertura do Concerto Internacional Salvador 470 Anos, no Farol da Barra, onde ACM Neto chega por volta das 19h30.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas