Anvisa autoriza laboratório da Bahia a produzir 1° teste rápido da Zika

bahia
25.05.2016, 18:45:00
Atualizado: 25.05.2016, 20:37:48

Anvisa autoriza laboratório da Bahia a produzir 1° teste rápido da Zika

O teste rápido é inédito no país e, segundo Sesab, primeiro teste diagnóstico feito sem participação da Fiocruz

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou que um teste rápido da Zika desenvolvido pela Bahiafarma, em parceria com a sul-coreana Genbody, seja produzido e comercializado. O governador Rui Costa anunciou a novidade em suas redes sociais nesta quarta-feira (25). O teste rápido é inédito no país e, segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), também é o primeiro teste diagnosticado feito sem a participação da Fiocruz. A informação foi publicada hoje pela coluna Satélite, de Jairo Costa Junior, no CORREIO.

Segundo a Sesab, a realização do teste rápido confirma o diagnóstico dos pacientes mas também colabora para o mapeamento de ocorrências da doença, o que ajuda em ações de combate em locais específicos e nas pesquisas sobre a doença.

O desenvolvimento do teste teve início no primeiro semestre de 2015, quando começaram a ser detectados casos suspeitos da doença no sul da Bahia e na região de Feira de Santana. 

Rui Costa comemorou a decisão da Anvisa e parabenizou a Bahiafarma, laboratório farmacêutico público. "É com orgulho que anúncio que o teste rápido da #‪‎Zika‬, desenvolvido em parceria entre a ‪‎Bahiafarma e a empresa sul-coreana Genbody Inc.‬, foi aprovado pela Anvisa e poderá ser utilizado no País inteiro para ajudar a enfrentar essa perigosa doença", escreveu. "Vocês são a prova da qualidade do nosso serviço público".

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas