Anvisa autoriza laboratório da Bahia a produzir 1° teste rápido da Zika

bahia
25.05.2016, 18:45:00
Atualizado: 25.05.2016, 20:37:48

Anvisa autoriza laboratório da Bahia a produzir 1° teste rápido da Zika

O teste rápido é inédito no país e, segundo Sesab, primeiro teste diagnóstico feito sem participação da Fiocruz

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou que um teste rápido da Zika desenvolvido pela Bahiafarma, em parceria com a sul-coreana Genbody, seja produzido e comercializado. O governador Rui Costa anunciou a novidade em suas redes sociais nesta quarta-feira (25). O teste rápido é inédito no país e, segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), também é o primeiro teste diagnosticado feito sem a participação da Fiocruz. A informação foi publicada hoje pela coluna Satélite, de Jairo Costa Junior, no CORREIO.

Segundo a Sesab, a realização do teste rápido confirma o diagnóstico dos pacientes mas também colabora para o mapeamento de ocorrências da doença, o que ajuda em ações de combate em locais específicos e nas pesquisas sobre a doença.

O desenvolvimento do teste teve início no primeiro semestre de 2015, quando começaram a ser detectados casos suspeitos da doença no sul da Bahia e na região de Feira de Santana. 

Rui Costa comemorou a decisão da Anvisa e parabenizou a Bahiafarma, laboratório farmacêutico público. "É com orgulho que anúncio que o teste rápido da #‪‎Zika‬, desenvolvido em parceria entre a ‪‎Bahiafarma e a empresa sul-coreana Genbody Inc.‬, foi aprovado pela Anvisa e poderá ser utilizado no País inteiro para ajudar a enfrentar essa perigosa doença", escreveu. "Vocês são a prova da qualidade do nosso serviço público".

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/depois-de-um-susto-targino-se-prepara-para-cantar/
Músico sofreu grave acidente de carro, mas escapou ileso e agora se prepara para fazer lives
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/junho-chegou-correio-promove-lives-para-comemorar-o-sao-joao/
Apresentações acontecem sempre às sextas e sábados de junho, às 19h
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/editorial-fotografado-a-distancia-une-tres-paises-na-quarentena/
O ensaio foi realizado pela plataforma Zoom, usando celular
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bau-de-marrom-a-bahia-tambem-ensina-ao-mundo-como-cantar-e-dancar-forro/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/copo-de-leite-faz-haddad-acusar-bolsonaro-de-brindar-supremacistas-brancos-entenda/
Leite tem sido usado como símbolo por neonazistas nos EUA; petista enxergou provocação após repercussão de mortes de homens negros. Presidente nega
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anastacia-comemora-80-anos-com-muito-forro/
Cantora e compositora lança EP com produção de Zeca Baleiro e parcerias com Mariana Aydar, Chico César e Amelinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nizan-guanes-vai-entrevistar-roberto-medina-abilio-diniz-e-washington-olivetto/
As entrevistas são parte do Sunday Night Live que o publicitário tem realizado em sua conta do Instagram
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/luiz-caldas-substitui-sanfona-por-guitarra-em-disco-de-forro/
Álbum é o centésimo em projeto do músico que prevê um lançamento temático por mês
Ler Mais