Aos 63 anos, morre Valdir Lascada primeiro regente do Olodum

Valdir Lascada faleceu devido a complicações com a diabetes

  • D
  • Da Redação

Publicado em 2 de janeiro de 2019 às 11:27

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: reprodução / Facebook

Considerado um dos criadores do Samba Reggae, o primeiro regente do Olodum (1979 - 1982), Valdir Lascada faleceu nesta terça-feira (1º). Segundo sua filha Daniela Sacramento, 32, sua morte de deu por conta de um infarto, agravado por complicações com a diabetes. Seu corpo será sepultado no cemitério da Baixa de Quintas, nesta quarta-feira (2).

A filha Daniela Sacramento afirmou que o estado de saúde do músico já não era bom e vinha enfrentando um problema nos rins devido à diabetes. "No dia 24 ele deu entrada na UTI em estado grave, justamente por conta desse problema", revelou Jaqueline Santana, 54, enteada do músico. Daniela ainda lembrou que o pai era uma pessoa muito emotiva e acredita que às emoções fortes do final de anao tenham relação com o infarto de seu pai.

 Aos 63 anos, o músico era uma referência mundial na percussão afro baiana. Valdir assina uma série de inovações no estilo como a dobra de duas, feita com o uso de duas baquetas nos surdos de dobra resultando no tugu-dugu-dum. O músico também teve passagem pelas bandas Ilê Ayê, Os Ritmistas do Samba e Netto Bala. Além disso, Valdir era responsável por selecionar os músicos que tocam em grandes festas de Salvador como a Lavagem do Bonfim. 

Agora os entes queridos lembram do legado de Valdir com carinho. "Eu considerava ele como meu padrinho, era um cara massa que eu tive a oportunidade de tocar junto", lembrou Curimam Danker, 63, músico contemporâneo à Valdir. 

No Facebook, não faltaram lamentações sobre a perda e homenagens para um dos maiores mestres da percussão baiana. O músico do Ilê Aiyê, Mario Pam escreveu: “Infelizmente 2019 não começou bem! Morre o Mestre Valdir Lascada uma das grandes referência da Percussão Afro Baiana e um de meus Mestres”.   

Veja outras homenagens a Valdir: