Após cinco anos preso nos EUA, José Marin desembarca em São Paulo

esportes
05.04.2020, 11:04:00
Atualizado: 05.04.2020, 11:11:04
José Marin estava preso em um presídio nos Estados Unidos (Foto: Estadão Conteúdo )

Após cinco anos preso nos EUA, José Marin desembarca em São Paulo

Ex-presidente da CBF foi liertado pela justiça americana por conta do surto da Covid-19

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Condenado por corrupção no futebol, o ex-presidente da CBF, José Maria Marin chegou ao Brasil na manhã deste domingo (5). Ele volta ao país depois de ficar preso por cinco anos em uma penitenciária nos Estados Unidos. 

Aos 87 anos, José Marín desembarcou sozinho no aeroporto de Viracopos, em São Paulo, após sair de Nova York. O ex-dirigente foi libertado pela justiça americana por conta da pandemia do novo coronavírus. Os Estados Unidos é um dos epicentros da doença no mundo. 

Na decisão, a juíza Pamela Chen citou que José Marin está com a "saúde significamente deteriorada" e tem "risco elevado de graves consequências para a saúde devido ao atual surto de Covid-19".

Antes de voltar ao Brasil, Marin precisou ficar em quarentena em um hotel nos Estados Unidos. Na decisão de liberar o ex-presidente da CBF para cumprir o restante da sentença no Brasil, a justiça reduziu em um ano a pena do brasileiro. 

Lembre o caso
José Maria Marin foi detido no dia 27 de maio de 2015, em um hotel na Suíça, na investigação que ficou conhecida como Fifagate. Ele, e outros dirigentes do futebol mundial, foram acusados de corrupção e lavagem de dinheiro em torneios de futebol. 

Em dezembro do mesmo ano, Marin foi transferido da Suíça para os Estados Unidos, onde passou a ficar em prisão domiciliar em seu apartamento em Nova York. 

Em dezembro de 2017, o ex-dirigente foi julgado na corte americana e condenado a quatro anos de prisão. Ele foi considerado culpado em seis dos sete crimes que foi acusado: organização criminosa (1x), fraude bancária (3x) e lavagem de dinheiro (2x). 

Os casos estão ligados a contratos da Copa Libertadores da América, Copa do Brasil e Copa América e foram cometidos entre os anos 2012 e 2015, período em que Marin foi presidente da CBF.  

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/depois-de-um-susto-targino-se-prepara-para-cantar/
Músico sofreu grave acidente de carro, mas escapou ileso e agora se prepara para fazer lives
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sao-joao-sera-comemorado-com-maratona-de-lives-promovidas-pelo-correio/
Serão seis apresentações de bandas e cantores durante o projeto, que arrecadará doações
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/junho-chegou-correio-promove-lives-para-comemorar-o-sao-joao/
Apresentações acontecem sempre às sextas e sábados de junho, às 19h
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/editorial-fotografado-a-distancia-une-tres-paises-na-quarentena/
O ensaio foi realizado pela plataforma Zoom, usando celular
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bau-de-marrom-a-bahia-tambem-ensina-ao-mundo-como-cantar-e-dancar-forro/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/copo-de-leite-faz-haddad-acusar-bolsonaro-de-brindar-supremacistas-brancos-entenda/
Leite tem sido usado como símbolo por neonazistas nos EUA; petista enxergou provocação após repercussão de mortes de homens negros. Presidente nega
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anastacia-comemora-80-anos-com-muito-forro/
Cantora e compositora lança EP com produção de Zeca Baleiro e parcerias com Mariana Aydar, Chico César e Amelinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nizan-guanes-vai-entrevistar-roberto-medina-abilio-diniz-e-washington-olivetto/
As entrevistas são parte do Sunday Night Live que o publicitário tem realizado em sua conta do Instagram
Ler Mais