Após críticas, Scarlett Johansson desiste de interpretar homem trans em filme

Atriz iria protagonizar homem trans que se tornou uma grande figura criminosa nas décadas de 1970 e 1980

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de julho de 2018 às 12:50

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Depois de diversas críticas de ativistas de grupos trans e até mesmo de outras atrizes, Scarlett Johansson desistiu de interpretar um homem transexual no filme Rub & Tug. "Por causa das recentes questões éticas sobre minha escalação como Dante Tex Gill, eu decidi respeitosamente retirar minha participação do projeto", disse Johansson em um comunicado enviado para a "Out Magazine". "Nossa compreensão cultural de pessoas transgêneros continua a avançar, e eu aprendi muito sobre a comunidade desde que topei entrar no filme e percebi que foi insensível [minha escalação]".

Dante Tex Gill, personagem que Johansson iria interpretar, foi um operador de uma sala de massagens e prostituição que se tornou uma grande figura criminosa nas décadas de 1970 e 1980. Nascido Lois Jean Gill, ele se identificou como homem durante a vida.

Quando a escolha de Scarlett Johansson para o papel foi anunciada, a atriz e o projeto foram criticados nas redes sociais por não darem a oportunidade a alguém da comunidade, com atrizes trans como Trace Lysette e Jamie Clayton.

Na ocasião, os representantes da atriz jogaram ainda mais lenha da fogueira em uma mensagem ao site "Bustle". "Diga a eles [os críticos] que podem se dirigir diretamente aos representantes de Jeffrey Tambor, Jared Leto e Felicity Huffman para receberem seus comentários". A resposta citava três pessoas que viveram personagens transgêneros em filmes e séries e foram elogiados. Huffman foi indicada ao Oscar por "Transamerica", Leto ganhou Oscar de melhor ator coadjuvante em "Dallas Buyers Club" e Tambor ganhou dois Emmys pela série "Transparent".

No comunicado assinado pela atriz, ela ainda diz qye mesmo que "tenha adorado a oportunidade de mostrar a história de Dante e sua transição em vida, eu entendo por que muitos sentiram que deveriam ser representados por uma pessoa transgênero".

Dirigido por Rupert Sanders (de A Vigilante do Amanhã), Rub & Tug contará a história real de Jean Marie Gill, que se tornou a chefe do crime na cidade de Pittsburgh, nos EUA, nos anos 1970, mas para isso precisou se vestir de homem diariamente para ganhar o respeito dos seus subalternos.