Após denúncia, OLX bloqueia usuário que usava a plataforma para vender histórico escolar

Além disso, a OLX anunciou que retirou o anúncio. Segundo a empresa, o usuário ficará bloqueado ‘permanentemente’ da plataforma

  • Foto do(a) author(a) Thais Borges
  • Thais Borges

Publicado em 8 de maio de 2017 às 15:37

- Atualizado há um ano

Após a denúncia da venda de históricos escolares pela internet, publicada pelo CORREIO nesta segunda-feira (8), a OLX – um dos sites utilizados pelos responsáveis pela fraude em Salvador – bloqueou o usuário citado pela reportagem. 

Além disso, a OLX anunciou que retirou o anúncio. Segundo a empresa, o usuário ficará bloqueado ‘permanentemente’ da plataforma. Enquanto ainda estava disponível, o anúncio oferecia abertamente o serviço. “Se você está precisando ou conhece alguém que ainda não terminou o segundo grau e está precisando do seu histórico escolar, chama no chat”, informavam os responsáveis pela mutreta, que dizem morar no bairro de Pernambués, em Salvador.

O usuário usava a plataforma OLX para anunciar as vendas (Imagem: Reprodução)

A entrega do histórico escolar é rápida: em média, 24 horas. Em uma conversa pelo Whatsapp, o vendedor tentava convencer o cliente que o histórico funcionaria para o que o comprador quiser: emprego, faculdade...Bastava pagar R$ 200 à vista. A entrega é sempre feita na Rodoviária ou no Shopping da Bahia. “Ao receber seus dados, encaminho para o secretário. Quando estiver pronto, mando uma foto para você estar conferindo  (sic) seus dados”, explicou o vendedor. 

Em nota, a OLX informou que há disponibiliza um botão de denúncia em todos os seus anúncios, para que qualquer pessoa denuncie práticas irregulares ou conteúdos indevidos.

Confira, abaixo, o posicionamento completo da OLX: A OLX esclarece que a atividade da empresa consiste na disponibilização de espaço para que usuários possam anunciar e encontrar produtos e serviços de forma rápida e simples. Diariamente, cerca de 500 mil novos anúncios são inseridos na plataforma. 

A OLX reforça que a ferramenta foi criada para auxiliar no desenvolvimento social e econômico do país e que os usuários devem respeitar os Termos e Condições de Uso do site (http://www.olx.com.br/copyright.htm). Infelizmente, algumas vezes as ferramentas da Internet são utilizadas por terceiros de má índole. A empresa repudia este tipo de atitude, pois ela vai contra as regras da OLX e o anúncio de itens ilegais é expressamente proibido no site (http://bit.ly/OLX-produtos-servicos-proibidos).

Vale lembrar que a OLX também disponibiliza um botão de denúncia em todos os seus anúncios, possibilitando que qualquer pessoa denuncie eventuais práticas irregulares ou conteúdos indevidos. No caso do usuário em questão, a OLX já deletou o anúncio e bloqueou o usuário permanentemente. Atenciosamente,Time OLX